O Ministro da Economia, Basílio Muhate, anunciou durante o Economic Briefing que os recursos do Fundo de Garantia Mutuária já estão disponíveis, com a finalização dos trabalhos técnicos sendo o último passo para a sua operacionalização.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelo sector empresarial, que vê no Fundo de Garantia Mutuária uma oportunidade crucial, uma vez que o fundo permitirá a partilha de risco entre as instituições bancárias e as Pequenas e Médias Empresas (PME’s). Este instrumento é especialmente importante, considerando a necessidade dos bancos de garantias sólidas para assegurar o reembolso dos créditos.
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) tem reiterado a urgência na implementação do fundo, destacando a importância do apoio às empresas afetadas pelas manifestações pós-eleitorais, como parte do processo de recuperação do sector empresarial.

No seu discurso de abertura do Economic Briefing, Basílio Muhate destacou a atenção do Governo à situação pós-eleitoral e o trabalho contínuo com o setor privado para encontrar soluções rápidas e eficazes.
“O nosso Governo está totalmente comprometido em criar um ambiente propício para as Micro, Pequenas e Médias Empresas, implementando políticas e mecanismos que facilitem o acesso ao crédito, reduzam a burocracia no processo de constituição e formalização e incentivem a digitalização dos negócios”, afirmou Basílio Muhate.
Essa declaração reflete a determinação do Governo em apoiar o sector empresarial, particularmente as PME’s, como pilar fundamental para a recuperação económica do país.



