Friday, January 9, 2026
spot_img

Graça Machel Trust lança Conferência Anual de Mulheres na Energia

Graça Machel, activista social e defensora dos direitos humanos, fundadora da Graça Machel Trust (GMT), discursou na abertura do evento destacando que o sector energético deve gerar mais oportunidades para as mulheres, e que elas devem ser as vanguardas da energia no continente.

Machel ressaltou a importância do investimento em infraestrutura para apoiar o aumento da produção e permitir o acesso à energia até a última milha, enfatizando que a falta de investimentos atrasa a transição energética e o acesso universal à energia, impedindo os países africanos de tirar suas populações da pobreza e de superar o nível deficiente de vida sem electricidade acessível e sustentável.

Actualmente, 600 milhões de pessoas no continente africano não têm acesso à energia limpa e a preços acessíveis, enquanto 900 milhões de pessoas não têm acesso à energia limpa para cozinhar.

A Sasol é parceira da Conferência Anual de Mulheres na Energia, a vice-presidente da empresa, Priscillah Mabelane, ressaltou a importância da iniciativa lançada em Maputo, reforçando o compromisso da empresa em apoiar uma agenda inclusiva e capacitar as mulheres para se tornarem protagonistas no sector energético.

A participação activa de uma empresa líder como a Sasol destaca a importância do envolvimento do sector privado no avanço da igualdade de gênero e no fortalecimento da participação das mulheres no sector de energia em toda a África.

Noticias Relacionadas

Sasol produz o primeiro Gás de Cozinha em Moçambique

A Sasol realizou, na terça-feira, 4 de Novembro de...

Moçambique assina dois acordos de 50 milhões com a ExxonMobil

Moçambique e a ExxonMobil assinaram dois contratos estratégicos para...

TotalEnergies propõe extensão de 10 anos da concessão em Cabo Delgado para compensar prejuízos de US$ 4,5 mil milhões

A TotalEnergies propôs ao Governo moçambicano a extensão por 10 anos da...

Área 1: TotalEnergies anuncia retoma do projecto de gás natural do Rovuma

A multinacional francesa TotalEnergies anunciou o levantamento da cláusula...