No contexto da Missão Empresarial realizada em Porto e Lisboa, uma delegação de empresários moçambicanos se reuniu com representantes da Green Venture, empresa especializada em investimento e gestão de activos em energias renováveis. Durante o encontro, a Green Venture anunciou seu interesse em investir em Moçambique e está actualmente em busca de parceiros locais para concretizar seus planos de investimento.
Com um mandato dos accionistas para desenvolver projectos de geração de energia no país, a Green Venture vê alinhamento com os objectivos do governo moçambicano de alcançar a eletrificação universal até 2030. A empresa reconhece as vastas oportunidades em Moçambique, especialmente em relação à expansão da produção de cana-de-açúcar e diversificação de fontes energéticas, aproveitando as extensas áreas planas disponíveis.
Durante a reunião, autoridades do Governo do Distrito de Magude, Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana e MozParks destacaram a disponibilidade de espaços e a necessidade de investimentos para impulsionar o setor energético e agrícola do país.
A empresa moçambicana KMA Advisory firmou um acordo preliminar com a Green Venture para discutir uma possível parceria que facilitará a implementação dos projectos de investimento em Moçambique. Além disso, a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) convidou a Green Venture para explorar as oportunidades de investimento, destacando os benefícios fiscais oferecidos pelo governo moçambicano e os recentes lançamentos de obrigações sustentáveis alinhados com os interesses da Green Venture.
O mercado bolsista em Moçambique é diversificado, abrangendo desde startups e PMEs até grandes empresas, com incentivos fiscais que oferecem descontos significativos no Imposto sobre Rendimentos de Pessoas Colectivas (IRPC). Adicionalmente, o Banco de Moçambique já autoriza a emissão de dívida tanto em Metical quanto em moeda estrangeira, proporcionando flexibilidade e atractividade para investidores estrangeiros.
A Green Venture expressou preocupações relacionadas ao fluxo de capitais e à abertura de contas em moeda estrangeira durante o encontro. A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) destacou que o investimento da Green Venture poderá criar oportunidades valiosas para as PMEs moçambicanas, fortalecendo ainda mais o ecossistema empresarial do país.