Thursday, November 13, 2025
spot_img

Grindrod inicia expansão do seu terminal na Matola

A Grindrod celebrou um marco importante no contínuo desenvolvimento do seu Terminal de Granéis Sólidos da Matola, com a realização da cerimónia oficial de lançamento da primeira pedra, que assinala o início do seu programa de expansão.

O evento, presidido por Sua Excelência Eng.º João Jorge Matlombe, Ministro dos Transportes e Logística, marcou o arranque da Fase 1 do desenvolvimento da área Back-of-Terminal (BOT), reafirmando o compromisso de longo prazo da Grindrod com o investimento na infra-estrutura logística de Moçambique e no crescimento do comércio regional.

Há seis meses, neste mesmo terminal, Sua Excelência Daniel Francisco Chapo, Presidente da República de Moçambique, inaugurou o novo edifício administrativo da Grindrod, e anunciou oficialmente o início deste projecto de expansão. A cerimónia de hoje representa a concretização dessa visão, transformando planos em acção e reforçando o papel de Moçambique como um importante corredor logístico regional.

Desde que assumiu a gestão operacional do terminal em 2007, a Grindrod já investiu mais de 52 milhões de Dólares Norte-Americanos na modernização das suas instalações, integrando novas tecnologias e ampliando a capacidade de manuseamento. Com a aquisição dos 35% restantes do terminal e a extensão da sub-concessão com a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) até 2058, a Grindrod reforça a sua posição como parceiro logístico de longo prazo de Moçambique.

A Fase 1 representa um investimento de 40 milhões de Dólares Norte-Americanos (de um total de 80 milhões de dólares) e irá permitir a mecanização completa da área BOT, aumentando a capacidade do terminal das actuais 8 milhões de toneladas por ano (mtpa) para 12 mtpa, e ampliando a área de 40 800 m² para 157 760 m². A conclusão desta fase está prevista para o primeiro semestre de 2027.

A Fase 2 irá acrescentar novas infraestruturas de armazenamento e carregamento, integrando as operações entre as partes frental e traseira do terminal, permitindo futuramente atingir até 15 mtpa.

“Hoje transformamos visão em acção e acção em resultados concretos para o nosso País e para a região da SADC”, disse Sua Excelência Eng.º João Jorge Matlombe. “Esta expansão fortalece o Corredor de Maputo e consolida a posição de Moçambique como um centro logístico regional, através da colaboração entre o Governo e o sector privado.”

“O reinício desta expansão marca um renovado compromisso com a excelência operacional e com soluções logísticas eficientes e competitivas,” acrescentou Kwazi Mabaso, CEO da Grindrod Bulk e futuro CEO Grupo Grindrod. “Com infraestrutura moderna e sistemas integrados, o Terminal da Matola está preparado para responder à crescente procura regional e promover o comércio de África com o mundo.”

Noticias Relacionadas

Conheça a Coral Sul FLNG | Profile

A Coral Sul FLNG representa um marco histórico para...

A Airlink inicia voos regulares Joanesburgo-Nacala em Fevereiro de 2026

A companhia aérea sul-africana Airlink anunciou o lançamento da...

Tendências de Recrutamento em Moçambique: O Papel do Sector Privado

O mercado de trabalho moçambicano atravessa uma fase de...

Economia vai crescer uma média de 4,4% de 2026 a 2028 | Profile

Projecções da ministra das Finanças - Carla Louveira A ministra...