Monday, January 26, 2026
spot_img

Grupo chinês Huaxin Cement assume controlo da Cimentos de Moçambique

De acordo com um comunicado da Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) de Moçambique, o principal interveniente nesta transacção é a Huaxin Hong Kong, uma subsidiária integralmente detida pela Huaxin, registada em Hong Kong mas constituída na China.

Possui 300 filiais em dez províncias e cidades chinesas e em nove outros países, nomeadamente Tajiquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Camboja, Nepal, Tanzânia, Zâmbia, Malawi e Omã, onde opera nos mercados de produção e comercialização de cimento.

A NPC detém participações em empresas sul-africanas e moçambicanas, nomeadamente a InterCement South Africa Proprietary Limited (na África do Sul) e a Cimentos de Moçambique no território nacional.

Estabelecida na África do Sul, a NPC é propriedade de uma holding (InterCement Trading Inversions) constituída sob as leis da Espanha.

A CM foi criada durante o regime colonial português em 1924. Após a independência de Moçambique, em 1975, tornou-se uma empresa estatal. Na onda de privatizações do final dos anos 1980, a CM foi comprada pela gigante cimenteira portuguesa Cimpor.

Noticias Relacionadas

Workshop da EY Moçambique analisa impacto transversal da revisão fiscal na economia

A EY Moçambique, realizou em Maputo, um Workshop sobre...

Inflação média deverá subir de 4,8% em 2026 para 8,4% em 2027, prevê Oxford Economics

A inflação em Moçambique deverá abandonar a trajectória de...

Oportunidades para estar atento em Angola e Moçambique

Angola e Moçambique continuam a afirmar-se como os principais...

Fundo Soberano cresce em 6% para mais de USD 116 milhões

O Fundo Soberano de Moçambique registou um crescimento significativo...