Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Grupo sul-africano Vision Sugar compra açucareiras de Xinavane e Mafambisse

A Vision Sugar, uma empresa agro-industrial de capital maioritariamente africano, anunciou oficialmente a aquisição das açucareiras de Xinavane, na província de Maputo, e de Mafambisse, na província de Sofala, até agora geridas pela Tongaat Hulett Açúcar Lda., também de capitais sul-africanos.

O anúncio foi feito no último fim-de-semana, em Maputo, como parte de uma estratégia mais ampla de revitalização do sector açucareiro na região.

Com esta aquisição, o grupo Vision, garantiu já estar a implementar um novo plano de desenvolvimento agrícola, que aponta para posicionar Moçambique na liderança regional na produção de açúcar.

De acordo com o director-executivo da Vision, Gavin Guillou, a nova estratégia tem como base o reforço das parcerias locais na expansão da produção de cana-de-açúcar e na inclusão de fornecedores e agricultores das comunidades locais.

“Estamos a apostar num modelo de crescimento partilhado. Queremos que os benefícios do desenvolvimento cheguem às comunidades”, disse Guillou, citado no jornal Notícias.

Para o director-executivo da Vision Sugar, “a aquisição das açucareiras de Xinavane e de Mafambisse não é apenas uma mudança de proprietário, é um sinal de renovação, de compromisso com a estabilidade, a produtividade e o desenvolvimento económico rural em Moçambique”.

O plano contempla ainda a modernização da unidade fabril de Xinavane, com a introdução de tecnologias que aumentam a eficiência energética e a produtividade industrial, visando abrir um novo capítulo na história do sector açucareiro nacional, unindo inovação, sustentabilidade e inclusão local.

Após assumir os activos da Tongaat Hulett em Xinavane, o Grupo Vision diz ter investido cerca de mil milhões de randes para modernizar e expandir a produção açucareira naquela empresa que, viu as actividades afectadas significativamente, depois das inundações dos campos de produção, no primeiro trimestre de 2023,  que obrigou a suspensão das exportações de açúcar.

Noticias Relacionadas

MOZAL: Incerteza energética ameaça continuidade da operação

Moçambique e South32 mantêm negociações sobre o futuro da...

Krypton Chemicals apresenta solução inovadora para prolongar vida útil de infra-estruturas no país

A Krypton Chemicals, multinacional presente em 75 países, estreia-se...

UNIDO E AIMO assinam memorando para promover industrialização sustentável em Moçambique

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial...

Mozal premiada como o Maior Exportador para a UE durante a abertura de Facim 2025

A Empresa de fundição de alumínio, Mozal, foi, na...