Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

HCB anuncia pagamento de dividendos de mais de 6,3 mil milhões de meticais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) anunciou nesta Quarta-feira (8) que irá proceder com o pagamento dos dividendos aos seus accionistas e titulares de acções da sociedade, no âmbito dos valores arrecadados durante o exercício económico de 2023.

Segundo comunicado da HCB, o pagamento dos dividendos está agendado para o dia 23 de Maio de 2024. Os accionistas poderão confirmar o recebimento dos dividendos nas instituições bancárias onde as suas acções se encontram depositadas na conta de registo de titularidade.

Para os accionistas da Série B, os dividendos estão sujeitos a uma taxa liberatória em sede do Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares (IRPS) ou Impostos de Rendimentos de Pessoas Coletivas (IRPC) e outros encargos eventualmente cobrados pelas instituições bancárias.

A distribuição dos dividendos baseia-se nas deliberações da Assembleia Geral Ordinária sobre a proposta de aplicação dos resultados líquidos de 13 mil milhões de meticais, em que 55% serão alocados aos dividendos, 35% às reservas de investimento e 10% aos resultados transitados.

Neste contexto, a HCB sublinhou que irá pagar em dividendos cerca de 6,3 mil milhões de meticais ao Estado – o accionista maioritário -, e cerca de 297 milhões de meticais aos individuais, empresas e instituições nacionais que passaram a fazer parte da estrutura accionista da Hidroeléctrica após a oferta pública de venda realizada em 2019.

O pagamento de dividendos ao Estado irá contribuir para a implementação dos planos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.

Noticias Relacionadas

Moçambique avança para se tornar hub energético regional com refinaria de 240 000 bpd

Moçambique dá um passo decisivo na sua estratégia de...

Sul-africana Eskom comprou 66% da eletricidade da barragem moçambicana de Cahora Bassa

“Neste ano de 2025, além de implementar projetos de...

Governo autoriza EDM e HCB a subscreverem 30 % das acções da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

Em reunião realizada na 24.ª sessão ordinária do Conselho...

Projecto de Central Eléctrica a Gás Natural em Nacala entra em Consulta Pública

O distrito de Nacala-Porto, na província de Nampula, prevê...