Segunda-feira, Maio 20, 2024
spot_img

HCB anuncia pagamento de dividendos de mais de 6,3 mil milhões de meticais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) anunciou nesta Quarta-feira (8) que irá proceder com o pagamento dos dividendos aos seus accionistas e titulares de acções da sociedade, no âmbito dos valores arrecadados durante o exercício económico de 2023.

Segundo comunicado da HCB, o pagamento dos dividendos está agendado para o dia 23 de Maio de 2024. Os accionistas poderão confirmar o recebimento dos dividendos nas instituições bancárias onde as suas acções se encontram depositadas na conta de registo de titularidade.

Para os accionistas da Série B, os dividendos estão sujeitos a uma taxa liberatória em sede do Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares (IRPS) ou Impostos de Rendimentos de Pessoas Coletivas (IRPC) e outros encargos eventualmente cobrados pelas instituições bancárias.

A distribuição dos dividendos baseia-se nas deliberações da Assembleia Geral Ordinária sobre a proposta de aplicação dos resultados líquidos de 13 mil milhões de meticais, em que 55% serão alocados aos dividendos, 35% às reservas de investimento e 10% aos resultados transitados.

Neste contexto, a HCB sublinhou que irá pagar em dividendos cerca de 6,3 mil milhões de meticais ao Estado – o accionista maioritário -, e cerca de 297 milhões de meticais aos individuais, empresas e instituições nacionais que passaram a fazer parte da estrutura accionista da Hidroeléctrica após a oferta pública de venda realizada em 2019.

O pagamento de dividendos ao Estado irá contribuir para a implementação dos planos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

EDM revela crescimento de 9% na exportação de energia em 2023 para países vizinhos

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) divulgou que...

A transição energética representa uma grande oportunidade para Moçambique

Falando na Conferência de Energia e Mineração de Moçambique...

Delegação Japonesa avalia impacto ambiental e social do Projecto Mphanda Nkuwa

O Governo do Japão, por meio da Agência Japonesa...

Inaugurado o Projecto de Energia de Beluluane em avanço rumo ao desenvolvimento sustentável

Assinala-se um marco significativo para Moçambique, com a inauguração...