O Director-Executivo da Hidroeléctrica de Cahora-Bassa (HCB), Moisés Machava, disse que a empresa esta a realizar estudos para identificar novas oportunidades de investimento na geração, transporte e comercialização de energia limpa.

O responsável falava durante a Cimeira de Energia e Indústria realizada em Maputo entre os dias 22 e 23 de Junho. O propósito da HCB passa pela instalação de usinas fotovoltaicas em vários pontos do reservatório de Cabora Bassa, onde sua eficiência pode ser aumentada através do resfriamento proporcionado pela água da barragem.

O mesmo plano prevê ainda a construção de usinas eólicas, mini e médias centrais hidrelétricas de bombeamento, sendo esta mais uma das oportunidades técnicas e economicamente viáveis.

Esse estudo de viabilidade está a ser realizado com o apoio de uma consultora, cujo nome não foi revelado. Os resultados do estudo serão divulgados ainda este ano, à medida que o progresso for sendo feito.

A HCB estava empenhada em manter seu actual sistema de geração de energia e manter robustos todos os componentes associados à geração e transporte de energia, mas, ao mesmo tempo, “pensamos que no futuro, numa perspectiva de curto, médio e longo prazo, devemos participar do desenvolvimento de novas fontes de energia limpa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui