Segunda-feira, Fevereiro 24, 2025
spot_img

HCB faz mais de 12 mil GWh no 3º trimestre de 2023 e poderá superar a meta anual

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) S.A. registou até ao final do terceiro trimestre de 2023, uma produção hidro-energética na ordem dos 12.120,4 Gigawatts (GWh), uma cifra correspondente a 14,3 por cento acima do planeado.

As projeções para este ano apontavam para uma meta de produção em torno de 14.292 GWh, mas com este resultado, a empresa antevê uma superação para 15.488 GWh, o que “reforçará a posição estratégica de Moçambique como um polo energético regional”, segundo aponta uma nota enviada à nossa redação.

“No período em análise, a HCB logrou alcançar uma facturação de pouco mais de 54,2% das receitas planeadas para o período, ao mesmo tempo que encerrou com sucesso as negociações sobre o ajustamento da tarifa de exportação de energia. Estes factores conjugados, representam ganhos significativos para a Empresa e para o País”, afirmou Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da HCB.

“As cifras apresentadas contribuirão para a realização de investimentos críticos nos equipamentos da cadeia de produção e em projectos de incremento da capacidade de geração energética, que se prevê chegar aos 4.000 Megawatts (MW), até 2032”, enfatizou o gestor.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa refere que dispõe, neste momento, de uma cota de armazenamento em torno de 323.47 metros, correspondente à capacidade útil de 87 por cento, resultante da quantidade de água proveniente das barragens de montante e dos escoamentos gerados na Bacia Própria de Cahora Bassa.

A nota sublinha que a presente cota é “satisfatória” e, se for conciliada com uma gestão criteriosa, técnico-científica e por meios tecnológicos ao dispor da empresa, assegurará o processo de geração de energia até ao final do ano em curso.

Noticias Relacionadas

Mais de meio milhão de famílias tiveram acesso à energia em 2024

O Ministério das Finanças anunciou que, em 2024, foram...

Conheça as previsões da Câmara Africana de Energia para 2025

A Energy Capital & Power, da Câmara Africana de...

Programa BRILHO vence prestigiado Prémio Energy Globe Moçambique

O Programa BRILHO, financiado pelo Governo do Reino Unido (FCDO)...

EDM recupera 95% da rede eléctrica danificada pelo ciclone Chido em Cabo Delgado

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou ter recuperado 95%...