Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
spot_img

HCB produz 14% de energia no 1º semestre acima do período homólogo

Segundo um comunicado enviado à nossa redação, a HCB está na fase final de preparação para a implementação de projectos de reabilitação e modernização do seu parque electroprodutor que terão impacto multiplicador na sua performance de produção.

Igualmente, a empresa tem em carteira a realização de projectos de produção de energia, de curto e médio prazo, através de fontes alternativas, com destaque para a construção de uma central fotovoltaica de até 400 megawatts (MW), com possibilidade de evoluir no futuro.

A longo prazo, a HCB está a conduzir reflexões estratégicas com vista a reactivação do projecto Cahora Bassa Norte, para atender a crescente demanda energética de Moçambique e da região, face a crise que se vem assistindo.

Em relação aos recursos hídricos da Albufeira, a HCB encerrou o primeiro semestre de 2023, com armazenamento em 92,5 por cento do seu volume útil. Este armazenamento corresponde a cota da superfície de água na Albufeira de 324,5 metros em relação ao nível médio das águas do mar, e afigura-se satisfatório para garantir a produção orçamentada até o final do ano, estimada em 14.291,6 GWh.

Noticias Relacionadas

Programa BRILHO vence prestigiado Prémio Energy Globe Moçambique

O Programa BRILHO, financiado pelo Governo do Reino Unido (FCDO)...

EDM recupera 95% da rede eléctrica danificada pelo ciclone Chido em Cabo Delgado

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou ter recuperado 95%...

Moçambique reforça exportação de energia para apoiar Zimbabué na crise eléctrica

Moçambique tem desempenhado um papel essencial no apoio energético...

MISA Moçambique anuncia gala de premiação dos jornalistas

O MISA Moçambique e seus parceiros têm a honra...