Saturday, January 10, 2026
spot_img

IFC e M-PESA fazem parceria para aumentar a inclusão financeira em Moçambique

Para impulsionar a inclusão financeira, incluindo para os pequenos agricultores em Moçambique, a IFC assinou um acordo de cooperação com a Vodafone M-PESA Moçambique, parte do maior provedor de serviços de dinheiro móvel de África.

No âmbito do acordo, a IFC apoiará a M-PESA em várias áreas-chave, incluindo a renovação e o reforço da sua rede de agentes existente e a realização de uma formação abrangente a nível nacional para a equipa de vendas e agentes da M-PESA. A IFC irá também ajudar a M-PESA a rever e expandir a sua estratégia de aquisição e gestão de comerciantes em Moçambique, e apoiar as actividades da M-PESA em diferentes regiões.

Além disso, a IFC e a M-PESA Moçambique trabalharão em conjunto para explorar e testar novas formas de expandir os serviços de dinheiro móvel nas zonas rurais, com o objetivo de aumentar a inclusão financeira dos pequenos agricultores. A economia de Moçambique depende dos pequenos agricultores que são responsáveis por 93% da produção agrícola total do país.

Cerca de quarenta por cento dos adultos em Moçambique têm atualmente uma conta de dinheiro móvel, em comparação com a média regional de 64 por cento. Espera-se que o trabalho no âmbito do acordo aumente a inclusão financeira em Moçambique, proporcionando aos clientes uma forma segura e acessível de enviar e receber dinheiro, recarregar o tempo de antena, efetuar pagamentos de contas, receber salários e obter empréstimos a curto prazo.

Este acordo surge na sequência de uma colaboração inicial bem-sucedida entre a IFC e a M-PESA Moçambique que viu o número de utilizadores activos registados da M-PESA triplicar de 1,9 milhões para 6 milhões no período de quatro anos entre 2018 e 2022.

“Temos visto resultados muito positivos desde que o MPESA foi lançado em Moçambique em 2013 tendo pago cerca de 9 mil milhões de Meticais (142 milhões de dólares) em comissões aos agentes só nos últimos 5 anos”, disse Sérgio Gomes, Diretor da Vodafone M-PESA Moçambique. “A nova fase do MPESA vai focar-se em expandir a nossa proposta de valor e casos de uso para limitar o uso de dinheiro na economia. Uma importante vertical onde queremos intervir é na agricultura onde os pagamentos são dominados por dinheiro. Acreditamos que, através desta parceria com a IFC, podemos ter um impacto nos agricultores, digitalizando as suas cadeias de valor, começando com os pagamentos recebidos pelos seus produtos e passando para o desenvolvimento de produtos mais sofisticados, como os seguros”.

“Esta parceria reforçada entre a IFC e a M-PESA Moçambique sublinha o nosso compromisso mútuo de promover um ecossistema financeiro mais inclusivo e apoiar o crescimento do sector agrícola, particularmente para os pequenos agricultores”, disse Sérgio Pimenta, Vice-Presidente da IFC para África. “Isto é vital para a economia do país”.

O IFC tem uma carteira de investimentos de US$191 milhões em Moçambique, com investimentos que abrangem infra-estruturas, energia, mineração, agro-negócios e silvicultura. A carteira de consultoria do IFC em Moçambique tem um valor de US$11 milhões, com projectos focados principalmente em finanças, seguros e eletricidade.

Sobre o IFC

A IFC – membro do Grupo do Banco Mundial – é a maior instituição de desenvolvimento global focada no sector privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, utilizando o nosso capital, experiência e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No ano fiscal de 2023, a IFC comprometeu um recorde de US $ 43,7 bilhões para empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para acabar com a pobreza extrema e impulsionar a prosperidade compartilhada à medida que as economias lutam com os impactos das crises globais compostas.

Noticias Relacionadas

Exportações de algodão resgistam queda acentuada, mas sector preserva potencial de recuperação

As exportações de algodão moçambicano registaram, em 2024, uma...

Eni aposta em 150 mil hectares para produzir 130 mil toneladas de óleo vegetal e criar 120 mil empregos em Moçambique

A multinacional petrolífera italiana Eni, operadora do empreendimento Coral...

Aprovados novos preços mínimos de referência para a comercialização do algodão

O Fórum Nacional dos Produtores de Algodão (FONPA) e...

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...