Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

IMOPETRO Lança Concurso Internacional Para Novo Fornecedor de Combustíveis 

Para o efeito, a importadora acaba de anunciar o lançamento de um concurso internacional para a contratação do novo fornecedor de combustíveis por um período de três meses.

De acordo com o chefe do Departamento de mercado na IMOPETRO, Miceles Miambo, citado pelo DM, as quantidades previstas no novo concurso de importação irão assegurar a disponibilidade do recurso no mercado a partir de Março.

Segundo Miceles Miambo, os produtos a serem importados compreendem 150 mil toneladas de gasolina, 400 mil toneladas de gasóleo e 25 mil toneladas de gás. “Todos estes produtos petrolíferos refinados deverão ser descarregados nos portos de Maputo, Beira, Nacala e Pemba”, acrescentou.

A fonte assegurou que o concurso será regido pelos procedimentos relativos aos concursos internacionais públicos, similares aos especificados nas directrizes do Banco Mundial, e que o mesmo está aberto a todos os concorrentes de países elegíveis.

“Ainda temos um contrato em andamento que vai assegurar a disponibilidade dos produtos no mercado moçambicano, no período antes da entrada em vigor da nova entidade a ser contratada”, disse.

Todo os combustíveis líquidos que estão à venda em Moçambique (gasóleo, gasolina e combustível para aviões) e o gás de petróleo liquido (GPL, usado como gás de cozinha) são importado por via marítima em cargueiros especiais.

A importação de combustíveis em Moçambique está centralizada, por imperativos legais, na IMOPETRO, uma sociedade detida pelas distribuidoras de produtos petrolíferos que operam no País.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...