Domingo, Agosto 31, 2025
spot_img

Importação de gás doméstico passa a ser para 12 meses

O país passa, a partir do próximo ano, a adquirir Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) ou gás doméstico para período de um ano, ao invés de um semestre. Trata-se de uma nova estratégia adoptada pela Importadora Moçambicana de Petróleos (IMOPETRO), entidade responsável pela aquisição de combustíveis para o país.

Na condição de anonimato, fonte da empresa explicou que o objectivo da nova estratégia visa incrementar as quantidades do produto para o consumo interno. Além disso, a IMOPETRO diz que enfrentava dificuldades para seleccionar fornecedores para períodos de seis meses.

“Tínhamos alguns constrangimentos logísticos no sentido de que não estávamos com volumes para seis meses. Não estávamos a conseguir atrair o número suficiente de fornecedores em concursos de seis meses. E, quando passamos para 12 meses, a coisa mudou”, explicou a fonte.

Como consequência dessa estratégia, a nossa fonte sublinhou que os preços de importação do GPL baixaram consideravelmente, facto que se irá reflectir no preço do consumidor.

“Os preços do transporte baixaram relativamente ao concurso anterior porque nós saímos de 165 USD por tonelada para 150 USD. Portanto, temos aqui um ganho de mais ou menos 9%. O efeito desse ganho só irá começar a sentir-se a partir de Janeiro, mês em que entra em vigor o novo contrato de um ano”, explicou a fonte.

Para além do preço, o nosso interlocutor acrescentou que a nova estratégia entra numa altura em que o país expandiu o nível de armazenamento do GPL em mais três mil toneladas.

Para o fornecimento do GLP, a IMOPETRO voltou a adjudicar a GEOGAS, (actual fornecedora), após esta ganhar o último concurso alegadamente por ser uma empresa preparada em termos estruturais e logísticos. A GEOGAS tem depósitos em Zanzibar e tem navios próprios para o fornecimento de GPL.

Noticias Relacionadas

Novo conjunto de talentos são formados e integrados na equipa da Vodacom Mocambique.

A Vodacom Moçambique celebrou a conclusão da turma 2023...

Quais as implicações se Moçambique não sair da lista cinzenta do GAFI?

Por: Simão Djedje Moçambique está hoje na chamada lista cinzenta...

Técnica Industrial conquista tripla certificação e consolida posição de referência nacional

A Técnica Industrial, empresa automóvel do Grupo JFS, acaba...

Gás do Rovuma produziu 45.24 milhões de USD no primeiro semestre

Dados do Balanço do Plano Económico e Social e...