Segunda-feira, Junho 9, 2025
spot_img

Importações reduziram em 9,0% em 2024

O Relatório da Balança de Pagamentos de 2024 revela que a factura de importações se situou em 8.375 milhões de USD, em 2024, o correspondente a 37,9% do Produto Interno Bruto (PIB). O facto representa uma redução de 9.0% em relação a 2023, influenciada pela queda das importações de bens da economia tradicional (14%).

De acordo com o documento, os bens intermédios representaram cerca de 31% do total das importações, tendo custado ao país 2.579 milhões de USD, o que corresponde a uma redução anual de 16%, influenciada pela contenção na aquisição do alumínio bruto (54%), material de construção, excluindo o cimento (17%) e combustíveis (16,0%).

Quanto aos bens de consumo, com um peso de 25% do total dos gastos com importações, conheceram uma queda anual de 10%, fixando-se em 2.063 milhões de USD, ressentindo-se da diminuição nos gastos com os medicamentos e reagentes (28%), trigo (19%), óleo alimentar (17%) e automóveis (8%).

Por sua vez, a importação de bens de capital registou uma contracção de 16% para 1.474 milhões de USD, explicada pela redução na compra de maquinaria diversa (15%) e tractores e semi-reboques (30%).

O Relatório destaca que a vizinha África do Sul continua a ser a principal fonte de origem das importações moçambicanas, com um peso de 25%, que corresponde ao montante de 2.094 milhões de USD. A energia eléctrica, automóveis para transporte de mercadorias, barras de ferro e farinha de cereais são os principais produtos que Moçambique compra daquele país da África Austral.

Por sua vez, a China aparece em segunda posição, detendo um peso de 17% do total das importações, destacando-se pelo fornecimento de tractores, automóveis para transporte de mercadorias, diversa maquinaria pesada e pesticidas diversos.

Já os Emirados Árabes Unidos fecham o pódio, com um contributo de 6% nas importações, destacando-se no fornecimento de combustíveis, cimento, arroz e máquinas diversas, entre outros, cujo custo total ascendeu a 483 milhões de USD.

Noticias Relacionadas

Mercado Financeiro: Maio assinala sinais de recuperação no mercado de obrigações e ligeira retracção nas acções

Mercado Secundário de Obrigações (Bond Market) O mês de...

Programa de atracção de talento da Galp atrai mais de 2000 jovens moçambicanos

Cerca de 2620 jovens moçambicanos responderam ao desafio lançado...

Direcção da Vivo Energy em Moçambique sob escrutínio por condutas administrativas e diplomáticas

O Governo moçambicano declarou persona non grata e procedeu...

Relatório do Banco de Moçambique apresenta inflação controlada, juros em queda mas potenciais riscos fiscais

Em tempos de incerteza económica global, Moçambique apresenta sinais...