Thursday, March 5, 2026
spot_img

Inaugurado troço Roma-Negomano na estrada que liga Moçambique e  Tanzânia

A cerimónia da inauguração foi dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que se encontra de visita à província do norte do país. Trata-se de uma via que parte do posto administrativo de Negomano, na fronteira com a Tanzânia até a localidade de Roma.

A infraestrutra tem uma extensão de 70 quilómetros, tendo beneficiado de obras de asfaltagem para facilitar a circulação de pessoas e bens e teve um financiamento de cerca de 40.6 milhões de dólares, num financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

A asfaltagem dos 70 quilómetros, cuja pedra para o arranque das obras foi lançada pelo Presidente da República, em Outubro de 2018, estava inserida na primeira fase do projecto de asfaltagem dos 170 quilómetros de Mueda à ponta da Unidade.

Neste momento, ainda restam 100 quilómetros, partindo da comunidade de Roma à vila autárquica de Mueda, cuja transitabilidade é um tanto desafiador e está a afectar negativamente os utentes da rodovia.

A Tanzânia e Moçambique comungam relações económicas importantes para o desenvolvimento dos dois lados territoriais. Além de partilharem fronteiras a nível terrestre, os dois países têm em comúm a Bacia da Rovuma, onde do lado de cada um estão a ser desenvolvidos projectos de Gás Natural Liquefeito.

 

Noticias Relacionadas

Bilhetes para o Festival LUJU 2026 já à venda!

Garanta o seu passe para um dos principais eventos...

Moçambique abre o Porto de Nacala a investidores

Conselho de Ministros autoriza concessão do Projecto Integrado de...

Criativos de Eswatini, África do Sul e Moçambique lançam o “Corredor da Incubadora de Artes”

House On Fire (Eswatini), AltBlk Continua (África do Sul)...

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...