Monday, December 1, 2025
spot_img

Indicador de Clima Económico abaixo da média no 1T

O Indicador de Clima Económico (ICE) moçambicano, que mede a confiança dos empresários, “registou uma queda ligeira no primeiro trimestre de 2021, após sinais de recuperação no trimestre anterior”, segundo anunciado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O ICE fixou-se em 86,7 pontos no primeiro trimestre de 2021, face a 86,9 no primeiro trimestre de 2020 e a um valor médio de 100.

“Em termos setoriais, a conjuntura desfavorável da economia no período em análise deveu-se à apreciação negativa do indicador nos setores de alojamento, restauração e similares, de transportes e da produção industrial, suplantando assim os setores da construção, do comércio, bem como de outros serviços não financeiros que registaram uma avaliação positiva no mesmo período em análise”, lê-se no boletim.

O ICE faz parte do boletim de indicadores de Confiança e de Clima Económico uma publicação mensal sobre a conjuntura de Moçambique, compilada com base num inquérito realizado todos os meses pelo INE às empresas do sector não financeiro.

“O estudo expressa a opinião de agentes económicos acerca da evolução e perspetiva da sua atividade, particularmente sobre emprego, procura, encomendas, preços, produção, vendas e limitações de atividade”, explica a autoridade estatística moçambicana.

Noticias Relacionadas

GNL e Conteúdo Local: Como converter compromissos em ganhos para as PMEs

O relançamento dos projectos de Gás Natural Liquefeito (GNL)...

Produção de café atinge 400 toneladas

450 toneladas de café foram produzidas na Serra da...

MPDC: Uma nova referência para a região

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo -...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...