Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

Índice PMI do Standard Bank indica nova queda na actividade empresarial em Moçambique em Dezembro de 2023

É a segunda queda consecutiva e a posição mais fraca desde o início de 2023, revela o relatório mensal. A actividade empresarial em Moçambique registou uma nova queda em Dezembro de 2023, segundo o Purchasing Managers Index™ (PMI™) do Standard Bank. Esta é a segunda queda consecutiva, resultando na posição mais fraca desde o início de 2023, segundo o relatório divulgado pelo Standard Bank. O índice PMI é baseado nas respostas de directores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do sector privado e é considerado um indicador importante da saúde económica do país.

Conforme o relatório, as empresas moçambicanas reduziram seus níveis de produção em Dezembro, com a diminuição a acelerar ligeiramente, mas a permanecer globalmente modesta. Os volumes da carteira de encomendas também caíram para território negativo, e os níveis de actividade e de compras continuaram a diminuir, resultando na maior redução dos estoques desde Julho.

O economista-chefe do Standard Bank, Fausio Mussá, comentou que “esta queda no índice reflete principalmente as contracções na produção, nas novas encomendas, nos estoques e na quantidade de aquisições, o que aponta para uma procura agregada moderada”. Mussá observou que as empresas enfrentaram custos de aquisição mais elevados em Dezembro, mas não conseguiram aumentar os preços de venda na mesma magnitude, devido à fraca procura.

O índice PMI já tinha caído em Novembro, pela primeira vez desde Janeiro, para 49,6 valores, e em Dezembro voltou a reduzir, situando-se nos 48,8 valores. Valores acima de 50 mostram uma melhoria nas condições das empresas, enquanto valores abaixo revelam uma deterioração.

O relatório do Standard Bank observou que “a diminuição da actividade deveu-se, em grande medida, a vendas fracas e ao esgotamento dos inventários. As empresas observaram que o poder de compra dos clientes tinha enfraquecido devido ao aumento das taxas de juro, embora a taxa de declínio das novas encomendas tenha sido, em geral, apenas ligeira”.

O PMI é um indicador importante para os analistas económicos, pois fornece uma visão geral da actividade empresarial e pode indicar tendências futuras na economia do país.

Entrevistas Relacionadas

BCI recebe distinção da AMS pelo apoio ao sector de seguros

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) foi recentemente...

Access Bank lidera iniciativa para promover crescimento económico de Cabo Delgado

O Access Bank Moçambique reforçou o seu compromisso com...

FNB anuncia novo Presidente do Conselho de Administração

FNB Moçambique nomeou Sérgio Chitará como novo presidente do...

First Capital Bank recebe garantia do IFC para impulsionar operações de Comércio Internacional

International Finance Corporation (IFC), braço do sector privado do...