Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

Indústria extractiva segue como pilar do PIB de Moçambique

Os dados mais recentes do governo moçambicano revelam uma forte dependência do Produto Interno Bruto (PIB) do país da indústria extractiva. Em 2022, essa dependência atingiu 10,55%, e nos dois primeiros trimestres de 2023, os números subiram para 32,58% e 42,71%, respectivamente.

Enquanto a indústria extractiva e o sector mineiro registam crescimento significativo, outros sectores enfrentam desafios. O sector da construção teve uma queda de 10,31%, a indústria transformadora desacelerou 7,77% e as pescas diminuíram 9,16%.

O PIB real teve um crescimento de 4,17% no primeiro trimestre de 2023 e de 4,67% no segundo trimestre do mesmo ano. O governo prevê um crescimento próximo de 5,5% do PIB em 2024, impulsionado pela indústria extractiva e por outros sectores, como o turismo e os investimentos em mobilidade rodoviária e aérea.

A dependência contínua da economia moçambicana da indústria extractiva e do sector mineiro destaca a importância de diversificar a base económica do país. No entanto, a expectativa é de um crescimento sólido, impulsionado pelo reinício do desenvolvimento dos módulos em terra do projecto de gás natural Golfinho Atum e outros investimentos.

Apesar dos desafios em alguns sectores, Moçambique está a caminho de um crescimento económico robusto, apoiado pela indústria extractiva e por investimentos em diversos sectores. O governo está comprometido em promover o crescimento sustentável e a diversificação económica para garantir um futuro próspero para o país.

Entrevistas Relacionadas

Sasol investe 40 milhões de dólares nas empresas locais

A Sasol Moçambique demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento...

Subestações da linha eléctrica Temane-Maputo em teste a partir de Maio

Os testes de fiabilidade dos equipamentos instalados nas três...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...