Terça-feira, Maio 7, 2024
spot_img

INP alinha contratos com vencedores do 6º concurso de pesquisa de hidrocarbonetos

O Presidente do Conselho de Administração do INP, Nazário Bangalane, não precisou datas, contudo, garantiu que o fecho do processo de clarificação poderá acontecer a qualquer momento, admitindo que os contratos podem ser assinados dentro deste terceiro trimestre.

“Não se trata, exactamente, de uma negociação dos contratos, mas sim, uma clarificação das dúvidas que vão surgindo. É um processo que está a decorrer de uma forma satisfatória e pensamos que dentro de pouco tempo será fechado”, assegurou Bangalane.

A fase de submissão de propostas ao Sexto Concurso de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, terminou em Agosto de 2022, após o lançamento em Março do mesmo ano.

Durante o período intermédio, o INP dispôs aos concorrentes um “Dataroom” físico e virtual para a visualização dos dados técnicos relevantes que permitirão às empresas concorrentes avaliar o potencial petrolífero das áreas de interesse.

Participaram deste concurso, 13 empresas, entre as quais, a China NaTional Offshore Oil Corporation Hong Kong Holding Limited “CNOOC”, ENI Mozambico, ExxonMobil, Qatar Petroleum Mozambique Limitada, Sasol Africa (PTY), LTD ou a Total Energies EP New Venture.

Entrevistas Relacionadas

Programa BRILHO beneficia mais de 2 milhões com energia limpa em Moçambique

O programa BRILHO, uma iniciativa que visa promover a...

Omar Farouk Ibrahim anuncia a criação do banco de energia de África na MMEC 2024

Durante a 10.ª edição da Conferência e Exposição de...

Governo prevê que cerca de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia 

Com a extensão de energia em desenvolvimento, sustentada pelos...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...