Wednesday, December 3, 2025
spot_img

Investidos 1,8 mil milhões de dólares em energias renováveis no país

Os projectos aprovados fazem parte de um universo de cerca de 1.400 apresentados ao longo do período, dos quais 380 foram apoiados e 70 encontram-se em fase de fecho financeiro, com um custo de 442 milhões de euros.

Os dados constam de um documento da Get.Invest, no qual o programa europeu aponta para uma elevada taxa de sucesso e uma ampla abrangência no mercado, apesar dos desafios persistentes de diversa índole, segundo avança a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

A Get.Invest justifica o investimento no sector pelo facto de as soluções de energia limpa estarem a tornar-se cada vez mais viáveis ​​comercialmente e representam a opção mais económica, para fornecer energia limpa e acessível a milhões de pessoas, vinculando o desenvolvimento de projectos e negócios ao financiamento.

“A GET.Invest acredita que até 2030 são necessários 41 mil milhões de euros por ano para acelerar os projectos de electrificação em África no quadro do acesso universal”, refere o documento.

Segundo os dados, a energia solar é a fonte renovável mais abundante em Moçambique, com um potencial de produção de 23 mil Gigawatts, mas a energia hidroeléctrica continua a ser a fonte que apresenta projectos mais prioritários na ordem dos 5,6 Gigawatts.

Refira-se que as autoridades moçambicanas já identificaram um leque de projectos de média dimensão, com custos muito competitivos, nos rios moçambicanos, nomeadamente, Revue, Búzi, Púnguè, Luenha, Revúbuè, Licungo, Lúrio, Lugenda, Messalo, e Lucheringo, entre outros.

O GET.Invest Moçambique é financiado pela Delegação da União Europeia em Moçambique no âmbito do programa Promover Energia e pelo Ministério da Cooperação para o Desenvolvimento da Alemanha.

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...