Recentemente, Xu Gang, Vice-Presidente da Huaxin para os negócios internacionais, reuniu-se com o Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, S/Exa. Eng.º Silvino Augusto José Moreno, e as duas partes trocaram opiniões sobre investimento e industrialização em Moçambique.
Xu Gang informou o Ministro Moreno sobre os trabalhos da Huaxin em Moçambique e o progresso do projecto de construção de uma unidade de produção de clínquer próprio na fábrica da Nacala. Depois que a Huaxin assumiu a gestão da Cimentos de Moçambique, manteve a equipe de gestão anterior, que tem trabalhado em conjunto com a equipe vinda da China, por forma a melhorar o nível de industrialização da empresa e a competitividade no mercado.
Actualmente, o projecto de Nacala está a decorrer de acordo com o plano e, após a entrada em funcionamento do projecto, a empresa espera empregar funcionários locais, contribuir com receitas fiscais, melhorar o nível de industrialização nacional e fornecer produtos e serviços de alta qualidade.
O Ministro Moreno congratulou o novo investimento da China em Moçambique. Ele referiu que a Huaxin é uma empresa bem conhecida, com casos de investimentos bem-sucedidos em muitos países da Ásia e África, criando um grande número de empregos, contribuições fiscais, obtendo bons benefícios econômicos e sociais.
O Governo de Moçambique irá, como sempre, apoiar a Huaxin no desenvolvimento de negócios de cimento em Moçambique e coordenar o rápido progresso do projecto de Nacala.
Nesta visita estiveram também presentes Fernando Barreto, Director Geral da Cimentos de Moçambique e a Ludovina Bernardo, Vice-Ministra da Industria e Comércio.