O desenvolvimento do sector agro-industrial em Moçambique está profundamente interligado à eficiência das infra-estruturas de transporte e logística. Nos últimos anos, o país tem registado avanços significativos nestes domínios, impulsionados por investimentos estratégicos e pela implementação de projectos que visam melhorar a conectividade e a capacidade logística.
Investimentos estratégicos e projectos em curso
A empresa Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) tem desempenhado um papel crucial na modernização das infra-estruturas ferroviárias e portuárias. Nos últimos anos, a CFM investiu cerca de 14,1 mil milhões de meticais na aquisição de 31 locomotivas de alta potência, 1.340 vagões de bordas altas, 450 vagões-plataforma e 240 isotanques. Este investimento visa consolidar a CFM como a principal opção logística para os utilizadores dos portos moçambicanos.
No sector portuário, a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), em parceria com a Maputo Grain Terminal SA (MGT) e a MEREC Industries, anunciou um investimento de 5 milhões de dólares para expandir a capacidade do terminal de cereais do Porto de Maputo. Este projecto prevê aumentar a capacidade estática de 25 mil para 45 mil toneladas e a capacidade anual de 170 mil para 350 mil toneladas, incluindo a construção de quatro novos silos e melhorias na infra-estrutura ferroviária.
Ademais, o Banco Mundial tem apoiado o desenvolvimento das infra-estruturas de transporte em Moçambique, com um investimento de cerca de 1,2 milhões de dólares. Este financiamento destina-se à reabilitação e expansão de aproximadamente 500 quilómetros da Estrada Nacional N1, que liga o sul ao norte do país, e ao desenvolvimento de um sistema de transporte rápido por autocarro (BRT) em Maputo, visando melhorar a mobilidade urbana e a conectividade logística.
Desafios e oportunidades
Apesar dos progressos, Moçambique enfrenta desafios significativos no sector logístico. A conectividade limitada no sentido norte-sul dificulta a ligação entre os corredores leste-oeste, e a vasta extensão territorial do país torna a manutenção da rede rodoviária uma tarefa complexa. No entanto, estão em curso projectos de reabilitação das estradas nacionais, maioritariamente financiados por instituições de desenvolvimento, para mitigar estas fraquezas.
No sector ferroviário, o aumento constante dos volumes de carga coloca pressão sobre a capacidade existente, exigindo investimentos contínuos na expansão e modernização. Os portos moçambicanos enfrentam o desafio de se manterem competitivos a nível regional, necessitando de ser mais eficientes, rentáveis e melhor conectados para atrair maior tráfego.
Impacto no sector Agro-Industrial
A melhoria das infra-estruturas de transporte e logística tem um impacto directo no sector agro-industrial. Investimentos em estradas, ferrovias e portos reduzem os custos de transporte, diminuem as perdas pós-colheita e aumentam o acesso dos agricultores aos mercados, tanto domésticos como internacionais.
Num outro prisma, a integração de soluções logísticas modernas, como centros de distribuição e sistemas de armazenamento eficientes, pode optimizar a cadeia de abastecimento agro-industrial, contribuindo para o crescimento económico sustentável de Moçambique.
Nota Conclusiva
O fortalecimento das infra-estruturas de transporte e logística é essencial para o desenvolvimento do sector agro-industrial em Moçambique. Os investimentos em curso e os projectos planeados demonstram um compromisso com a melhoria da eficiência logística, o que é fundamental para o crescimento económico e a competitividade do país no mercado global.