Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Italiana Eni vai construir central térmica de 75 megawatts em Temane

A petrolífera italiana Eni vai construir a Central Térmica com capacidade para gerar 75 MegaWatts de energia, no Posto Administrativo de Temane, distrito de Inhassoro, província de Inhambane, anunciou, ontem, em Maputo, o Presidente da República.

“Este empreendimento reforçará a capacidade nacional de geração de energia, contribuindo para a segurança energética e para a dinamização da nossa economia”, considerou o Daniel Chapo.

A infra-estrutura está orçada em cerca de 130 milhões de dólares, e o projecto será implementado pela Electricidade de Moçambique (EDM).

Chapo falava durante a cerimónia de assinatura da Decisão Final do Investimento (DFI) documento que viabiliza a aplicação de cerca de 7,2 mil milhões de dólares na construção da FLNG, por um consórcio liderado pela Eni, desta vez para ser ancorado no Coral Norte, na bacia do Rovuma.

A Eni vai ainda investir no desenvolvimento da cadeia de produção de biocombustíveis, através do fomento da produção agrícola.

“Estamos convictos de que este esforço contribuirá para diversificar a matriz energética de Moçambique, fortalecer a nossa agricultura e criar novas oportunidades económicas para as nossas comunidades locais” referiu.

A Central Térmica de Temane a ser construída pela Eni, vai se juntar a outra na fase de conclusão no mesmo posto administrativo, com uma capacidade de 450 MW, orçado em 650 milhões de dólares, acoplado à refinaria de gás de cozinha. A empresa inglesa Globelec, lidera o projecto, que também tem a participação da petroquímica sul-africana Sasol e da EDM.

Noticias Relacionadas

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...

HCB Inicia a reabilitação da Central Sul

No âmbito do seu programa de modernização e reabilitação...