O antigo Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), João Dias Loureiro, assumiu recentemente o cargo de Presidente do Conselho Consultivo do grupo empresarial que inclui Nemaro, PI Consulting & Advisory, Transtrevo, Horizon.
Conhecido pela sua capacidade de modernização e competência administrativa, Loureiro traz ao sector privado um currículo sólido. Como Presidente do INE, foi peça-chave na organização de censos e inquéritos, além de estabelecimento de práticas estatísticas robustas, como o uso de tecnologias como Censo e Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR).
Durante a sua liderança no INE, percurso que durou 15 anos, Loureiro participou activamente de fóruns regionais e internacionais, reforçando a sua rede de cooperação profissional com entidades como a Organização das Nações Unidas.
A sua escolha para liderar o Conselho Consultivo sinaliza a intenção dessas empresas, abrangendo sectores como logística e procurement e consultorias diversas de se apoiarem em governança institucional exemplar e orientação estratégica. A expectativa é que o gestor fomente práticas decisórias orientadas por dados, eficiência operacional e transparência corporativa.

O mandato que inicia neste mês de Agosto tem como foco definir linhas estratégicas para o crescimento sustentável, alavancagem de mercados regionais, gestão de riscos e inovação nos modelos de negócios.
Maurilson Ramos, fundador da PI, uma das instituições que faz parte deste grupo empresarial, referiu que o nome de João Loureiro foi unanimemente apoiado, tendo em conta a experiência vasta e comprovada reputação de gestor comprometido com eficiência e clareza estratégica.
Transtrevo é uma empresa multinacional de logística fundada em 2016, com sede em Moçambique e presença em Angola, Portugal, África do Sul, Dubai, Espanha e Brasil. Actua na e execução de soluções logísticas integradas, incluindo transportes internacionais, despacho aduaneiro, consultoria e soluções comerciais para grandes projectos. Já Nemaro é uma empresa voltada para o desenvolvimento de projectos de comunicação e consultoria e gestão de risco. Enquanto que PI é especializada em consultoria financeira, fiscal, contabilística e de recursos humanos.
João Dias Loureiro nasceu em Montepuez, fez o Ensino Primário e Secundário em Pemba, Médio em Contabilidade e Administração de Empresas em Nampula antes da Independência Nacional, Bacharelato (Matemáticas Aplicadas) e Licenciatura (Informática) em Maputo, Diploma de pós-graduação em Buenos Aires, Argentina (População e Desenvolvimento), MSc Research & Social Statistics, MPhil e PhD candidate Economia (Econometria) em Londres – Reino Unido.
Enquanto aluno do último ano do Bacharelato deu aulas de Matemática aos alunos do propedêutico (alunos da Geração 8 de Março) e do Curso de Ciências da Educação. Mais tarde foi técnico de planificação no Ministério da Indústria e Comércio, Estaticista, Chefe de Departamento de Estatísticas Económicas, Director Nacional de Estatística, Presidente do Instituto Nacional de Estatística. Foi consultor em projectos de Desenvolvimento de Estatísticas Oficiais, no país e no estrangeiro.
Loureiro exerceu cargos de Presidente e membro do Conselho Fiscal da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (1996-2012), de Presidente do Conselho de Administração do NOSSO BANCO (2015) e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Cooperativa de Consumo da Polana, CRL em 4 mandatos.
Um dos fundadores da Prevenção Rodoviária de Moçambique (PREROAD Moçambique) e da Associação Moçambicana de Informática (AMINFO), das quais foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Actualmente, reformado do Sector Público, abraçou iniciativas no Sector Privado, nas áreas de Ensino, dos Transportes Rodoviários de Carga, da Construção Civil e assessoria a conselhos de administração.