Sexta-feira, Maio 9, 2025
spot_img

Juro de referência com quinto corte em seis meses

Nos últimos seis meses, apenas em Fevereiro a taxa tinha ficado inalterada, em 19%, depois de quatro cortes mensais consecutivos, segundo o histórico da Associação Moçambicana de Bancos (AMB).

A taxa de juro de referência para o crédito em Moçambique vai descer em Março 50 pontos percentuais, para 18,50%, o quinto corte nos últimos seis meses, divulgou nesta Quinta-feira a Associação Moçambicana de Bancos (AMB).

Nos últimos seis meses, apenas em Fevereiro a taxa tinha ficado inalterada, em 19%, depois de quatro cortes mensais consecutivos, segundo o histórico do AMB.

Desde Janeiro de 2024 que a taxa, conhecida como ‘prime rate’, estava em queda, após seis meses consecutivos em máximos de 24,1%.

As oscilações da ‘prime rate’ estão associadas à taxa de juro de política monetária (taxa MIMO, que influencia a fórmula de cálculo da ‘prime rate’) pelo banco central, para controlar a inflação.

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu no final de janeiro uma nova descida da taxa de juro de política monetária MIMO, de 12,75%, que estava em vigor desde final de novembro, para 12,25%, cortando igualmente nos coeficientes de reservas obrigatórias.

“Esta decisão decorre da manutenção das perspectivas da inflação em um dígito, no médio prazo, não obstante o aumento dos riscos e incertezas associados às projecções, com destaque para os decorrentes da tensão pós-eleitoral, o risco fiscal e os choques climáticos”, refere-se no comunicado final da reunião do CPMO, citado pela Lusa.

Noticias Relacionadas

Prime Rate mantém-se nos 18%

Estabilidade da taxa de referência reflecte cautela perante...

BVM Regista crescimento expressivo em 2024 e aponta para nova fase de modernização e dinamização do mercado

Presidente da Bolsa de Valores de Moçambique destaca...

CFO Forum Moçambique lança Agenda 2025/2026 com foco na transformação digital e sustentabilidade financeira

O CFO Forum Moçambique apresentou oficialmente a sua Agenda...

HCB aprova a distribuição de 7,4 mil milhões de meticais de dividendos

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), principal produtora de...