A reintegração, confirmada pela Circular 068/23 da IATA, ocorre depois de a LAM ter cumprido as suas obrigações, assinalando uma colaboração financeira renovada.
Com efeitos a partir de 4 de agosto de 2023, a LAM pode participar plenamente na Câmara de Compensação da IATA, facilitando intercâmbios financeiros sem problemas com outras companhias aéreas. Este marco assinala um novo começo muito necessário para a LAM, que enfrentou desafios difíceis ao longo dos últimos anos.
Sob a gestão temporária da Fly Modern Ark da África do Sul, a viagem da LAM para a estabilidade tem sido um ponto central. O futuro continua incerto, com os debates sobre a privatização em curso, mas o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, acredita que a expansão das rotas internacionais será uma parte fundamental da recuperação da LAM.
O recente sucesso da LAM na recuperação de 47,3 milhões de dólares americanos devidos pelo governo e por entidades privadas é um feito significativo, embora subsistam desafios. O Ministro Magala enfatiza uma expansão cautelosa para evitar as armadilhas do passado, com enfoque nas rotas para destinos lucrativos.
O plano de crescimento estratégico da companhia aérea inclui a revitalização da rota Maputo-Lisboa e a entrada em mercados promissores como o Brasil, a Índia, o Dubai e a China. O caminho que a LAM tem pela frente é um desafio, mas tem potencial para um futuro transformado e resiliente no palco da aviação global.