As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) inauguraram um novo capítulo na sua operação de 44 anos, lançando o transporte exclusivo de carga em março de 2024, com uma capacidade de 17 toneladas por voo. Este serviço inovador tem como objectivo responder à crescente procura da comunidade empresarial nacional por soluções logísticas eficientes.
É um serviço de transporte há muito esperado, que a partir de março entra em vigor. Fará o transporte exclusivo de carga e estão previstas duas viagens para cada capital provincial, com excepção de Tete, com uma.
Este voo, o único para o efeito até aqui, tem capacidade para voar 3 500 km sem pousar. A sua viabilidade dependerá da aderência do sector privado.
Desvendar Oportunidades
A introdução deste serviço representa uma resposta ágil às necessidades dinâmicas do mercado, permitindo flexibilidade e adaptação contínua. A viabilidade do transporte exclusivo de carga dependerá da adopção e do apoio do sector privado, destacando a importância da colaboração entre as empresas e o governo para o sucesso do projecto. Este lançamento marca um passo significativo na modernização e diversificação dos serviços oferecidos pela LAM, contribuindo para a infraestrutura logística do país e reforçando a sua posição como um centro regional.
Segundo o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Hamilton Alissone ”o sucesso desta nova operação conta com a reação do empresariado e do suporte que este tem. Nesta perspectiva, exortamos a LAM para a prossecução do trabalho em curso de modo atentos aos ajustamentos que o mercado for a exigir. O mercado demandou serviços de transporte rápido de produtos alimentares, medicamentos, material para construção civil, eletrodomésticos e peças de automóveis”.
Implicações e Perspectivas Futuras
O transporte exclusivo de carga abre novas oportunidades para o sector empresarial, permitindo o transporte rápido e eficiente de uma variedade de produtos essenciais, desde alimentos e medicamentos a materiais de construção e peças automóveis. A parceria estratégica com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Catástrofes demonstra o compromisso da LAM com a responsabilidade social e a prestação de assistência em situações de emergência.
Segundo o Diretor da Fly Modern Ark, a aeronave irá agregar valor para o país. ”Este é o primeiro avião de cargas que é introduzido nas Linhas Aéreas de Moçambique. A LAM tem uma longa história no transporte de cargas, mas nunca se dedicou em serviços de cargas aéreas”.
O mercado demanda serviços de transporte rápido de produtos alimentares, medicamentos, material e equipamentos para a construção civil, electrodomésticos, peças de automóveis, entre outros bens. Ao empresariado e demais actores económicos, eis aqui a resposta. Estão criadas as condições que faltavam para o movimento flexível de carga frágil ou rapidamente perecível, incluindo operações de emergência
Construindo um Futuro Sustentável
Para além de impulsionar a economia e promover o desenvolvimento regional, a introdução do transporte exclusivo de carga pela LAM reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a resiliência face aos desafios ambientais e sociais.
Como pontapé de saída, a LAM ofereceu ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres um voucher que permite transportar uma tonelada de produtos para fazer face às vítimas da tempestade tropical Filipo que assola Sofala e o sul do país.
A LAM têm uma longa história no manuseamento de carga, mas nunca teve um lançamento destes no passado e o sucesso deste serviço está baseado na contribuição das empresas, farmacêuticas, comerciantes e da resposta do mercado.
A LAM conta actualmente com outras 11 aeronaves para o transporte de carga, sendo um Boeing 737-700 NG com capacidade de porão para cinco toneladas, três Bombardier Q 400 com capacidade para 1,5 tonelada, três Bombardier CRJ 900 capacidade para 2,5 toneladas, três Embraer 145 capacidade de 1,2 toneladas, um Boeing 777-200 ER capacidade de 04 toneladas.
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