Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

LAM Lança Novo Serviço Exclusivamente Dedicado ao Transporte de Carga

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) inauguraram um novo capítulo na sua operação de 44 anos, lançando o transporte exclusivo de carga em março de 2024, com uma capacidade de 17 toneladas por voo. Este serviço inovador tem como objectivo responder à crescente procura da comunidade empresarial nacional por soluções logísticas eficientes.

É um serviço de transporte há muito esperado, que a partir de março entra em vigor. Fará o transporte exclusivo de carga e estão previstas duas viagens para cada capital provincial, com excepção de Tete, com uma.

Este voo, o único para o efeito até aqui, tem capacidade para voar 3 500 km sem pousar. A sua viabilidade dependerá da aderência do sector privado.

Desvendar Oportunidades

A introdução deste serviço representa uma resposta ágil às necessidades dinâmicas do mercado, permitindo flexibilidade e adaptação contínua. A viabilidade do transporte exclusivo de carga dependerá da adopção e do apoio do sector privado, destacando a importância da colaboração entre as empresas e o governo para o sucesso do projecto. Este lançamento marca um passo significativo na modernização e diversificação dos serviços oferecidos pela LAM, contribuindo para a infraestrutura logística do país e reforçando a sua posição como um centro regional.

Segundo o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Hamilton Alissone ”o sucesso desta nova operação conta com a reação do empresariado e do suporte que este tem. Nesta perspectiva, exortamos a LAM para a prossecução do trabalho em curso de modo atentos aos ajustamentos que o mercado for a exigir. O mercado demandou serviços de transporte rápido de produtos alimentares, medicamentos, material para construção civil, eletrodomésticos e peças de automóveis”.

Implicações e Perspectivas Futuras

O transporte exclusivo de carga abre novas oportunidades para o sector empresarial, permitindo o transporte rápido e eficiente de uma variedade de produtos essenciais, desde alimentos e medicamentos a materiais de construção e peças automóveis. A parceria estratégica com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Catástrofes demonstra o compromisso da LAM com a responsabilidade social e a prestação de assistência em situações de emergência.

Segundo o Diretor da Fly Modern Ark, a aeronave irá agregar valor para o país. ”Este é o primeiro avião de cargas que é introduzido nas Linhas Aéreas de Moçambique. A LAM tem uma longa história no transporte de cargas, mas nunca se dedicou em serviços de cargas aéreas”.

O mercado demanda serviços de transporte rápido de produtos alimentares, medicamentos, material e equipamentos para a construção civil, electrodomésticos, peças de automóveis, entre outros bens. Ao empresariado e demais actores económicos, eis aqui a resposta. Estão criadas as condições que faltavam para o movimento flexível de carga frágil ou rapidamente perecível, incluindo operações de emergência

Construindo um Futuro Sustentável

Para além de impulsionar a economia e promover o desenvolvimento regional, a introdução do transporte exclusivo de carga pela LAM reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a resiliência face aos desafios ambientais e sociais.

Como pontapé de saída, a LAM ofereceu ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres um voucher que permite transportar uma tonelada de produtos para fazer face às vítimas da tempestade tropical Filipo que assola Sofala e o sul do país.

A LAM têm uma longa história no manuseamento de carga, mas nunca teve um lançamento destes no passado e o sucesso deste serviço está baseado na contribuição das empresas, farmacêuticas, comerciantes e da resposta do mercado.

A LAM conta actualmente com outras 11 aeronaves para o transporte de carga, sendo um Boeing 737-700 NG com capacidade de porão para cinco toneladas, três Bombardier Q 400 com capacidade para 1,5 tonelada, três Bombardier CRJ 900 capacidade para 2,5 toneladas, três Embraer 145 capacidade de 1,2 toneladas, um Boeing 777-200 ER capacidade de 04 toneladas.

Saiba mais em: LAM-Cargo

Entrevistas Relacionadas

Saiba como funcionam os acordos de dupla tributação

Acordos de Dupla TributaçãoOs Acordos de Dupla Tributação...

Que riscos devem ser monitorados nas finanças públicas?

Monitorar os riscos das finanças públicas para garantir a...

Perspectivas económicas mundiais para 2024 e 2025 na visão do FMI

A recuperação global é constante, mas lenta e difere...

Desenvolvimentos recentes na economia doméstica e perspectivas a curto prazo

O relatório divulgado pelo Banco de Moçambique, mostra os...