Saturday, March 21, 2026
spot_img

Gemfields arrecada 42 milhões de dólares em leilão de pedras preciosas

As gemas foram extraídas no distrito de Montepuez no norte do país, pela Montepuez Ruby Mining Limitada (MRM), que é detida em 75 por cento pela Gemfields e em 25 por cento pela Mwiriti Limitada. No total, foram vendidas 3,6 toneladas de material (18,1 milhões de quilates).

De acordo com Adrian Banks, Director de Produto e Vendas da Gemfields, “as condições flutuantes prevalecentes no mercado das pedras preciosas coloridas fizeram deste um excelente momento para vender vários anos de inventário acumulado de qualidade comercial da MRM”.

Acrescentou, “agradecemos e felicitamos o governo de Moçambique e os nossos parceiros em Mwiriti – ambos os quais participaram no leilão – pelo que são resultados muito saudáveis para material desta qualidade”.

Gemfields salientou que “as receitas deste leilão serão totalmente repatriadas para a MRM em Moçambique, sendo todos direitos pagos sobre os preços totais de venda alcançados no leilão”.

A Montepuez Ruby Mining (MRM) detém uma concessão de 25 anos numa área de 340 quilómetros quadrados em Montepuez, na província de Cabo Delgado. Desde 2014, foram angariados mais de 830 milhões de dólares do leilão de rubis e outras jóias da mina.

Noticias Relacionadas

Monte Muambe projectado para produzir 15.000 toneladas anuais de terras raras com apoio dos EUA

Os Estados Unidos da América confirmaram oficialmente o seu...

Top 10 riscos e oportunidades de negócio para a mineração e metais em 2026

O relatório do ano passado evidenciou uma mudança no...

Kenmare quer aumentar compra de serviços nacionais

A mineradora irlandesa, Kenmare Resources, queixa-se da fraca participação...

VII Feira Anual de Gemas decorre em Nampula com foco na luta contra a mineração ilegal

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), através...