Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Leilões de Bens Públicos: Bolsa de Mercadorias de Moçambique e Direcção Nacional do Património do Estado discutem uso de plataforma digital

Representantes da Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM, IP) e da Direcção Nacional do Património do Estado (DNPE) reuniu na sede do Ministério da Economia e Finanças (MEF) em Maputo para dar continuidade às discussões sobre a utilização da plataforma SINEM (Sistema de Informação e Negociação de Mercadorias) para a transação de bens patrimoniais do Estado por meio de leilões.

Sob a liderança de Victória Daniel Nkulunguila, PCA da BMM, e Albertina Fruquia, Directora Nacional do Património do Estado, os participantes discutiram propostas operacionais e técnicos envolvidos na integração do SINEM para facilitar os leilões de bens públicos.

Durante a reunião, Victória Daniel Nkulunguila destacou as funcionalidades do SINEM, enfatizando sua capacidade de interligação com diferentes actores do mercado, como bancos, Autoridade Tributária e operadoras de telefonia móvel, o que torna o processo mais eficiente e seguro.

Por sua vez, Albertina Fruquia expressou satisfação com as explicações fornecidas e reforçou o compromisso do MEF em acelerar a implementação do projecto de venda de património do Estado por meio de leilões. Por outro lado, a interlocutora sublinha a necessidade da realização dos primeiros ensaios durante o mês de maio.

Ao término do fórum, as equipes técnicas envolvidas no projecto receberam orientações para iniciar o processo de criação das condições técnicas necessárias para integrar e registrar o património do Estado na plataforma SINEM. Este foi o segundo encontro do tipo, após uma primeira reunião realizada no Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Financeira (CEDSIF), que envolveu apenas equipes técnicas.

Entrevistas Relacionadas

OMC projecta crescimento de 5,3% nas exportações africanas em 2024

Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), as exportações...

CTA reforça parceria com ITA em preparação a 19ª edição da CASP

A Confederação das Associações Económicas (CTA) reuniu-se recentemente com...

Investimento e industrialização em Moçambique

Recentemente, Xu Gang, Vice-Presidente da Huaxin para os negócios...

Ministério da Indústria e Comércio anuncia início da fiscalização de produtos sem rótulo em língua portuguesa

O Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto...