Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Ligações eléctricas irregulares causam prejuízo de 6 milhões de meticais à EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) divulgou hoje que o número de casos de instalações com fornecimento de energia irregular está em ascensão, especialmente na Beira, província de Sofala, resultando em significativos prejuízos económicos.

De acordo com Aníbal Barca, director da Área de Serviço ao Cliente da EDM, das 534 instalações inspeccionadas, foram identificadas 91 ligações irregulares, causando um prejuízo estimado em seis milhões de meticais à empresa. Durante uma campanha de inspecção regional, dois indivíduos foram detidos por supostamente facilitarem a adulteração de contadores para o “roubo de energia”.

“Como resultado dessa campanha, aproximadamente dois milhões de meticais foram recuperados em multas aplicadas aos clientes, os quais foram impedidos de consumir energia“, destacou Barca.

Essas práticas têm impactado negativamente as metas estabelecidas para o sector eléctrico, resultando em perdas significativas para a empresa e afectando o desenvolvimento de projectos. A EDM está empenhada em combater essas irregularidades e garantir a integridade e eficiência de seu serviço.

A EDM reafirma seu compromisso em garantir a legalidade e a segurança no fornecimento de energia eléctrica, e continuará a realizar inspecções e aplicar medidas rigorosas para coibir práticas ilegais que prejudicam a empresa e a comunidade em geral.

Entrevistas Relacionadas

Elevados custos da iluminação pública preocupam EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) expressou preocupação com os...

Banco Mundial destaca Moçambique como pilar energético na África Austral

O presidente do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, elogiou...

Japão e SAPP firmam parceria para desenvolver energias renováveis na África Austral

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o...

Grupo Visabeira ganha contratos de 24,5 milhões de dólares

O consórcio formado pelo grupo português Visabeira Infra-estruturas e...