Tuesday, July 14, 2026
spot_img

Lucro do Standard Bank cresce 17,3% no primeiro semestre

Segundo as demonstrações financeiras consultadas pela agência Lusa, o Standard Bank Moçambique apresentava um activo total de quase 150,8 mil milhões de meticais, contra os 156,4 mil milhões de meticais, neste caso em 31 de Dezembro de 2022.

“Já o passivo total fechou o primeiro semestre deste ano nos 118,9 mil milhões de meticais – nomeadamente 109 mil milhões de meticais em depósitos de clientes –, o que compara com os 122,4 mil milhões no final de 2022”, lê-se no documento.

Na semana passada, o Standard Bank Moçambique foi readmitido no Mercado Cambial Interbancário (MCI), dois anos após a sua suspensão pelo Banco de Moçambique (BdM).

O Standard Bank Moçambique é um banco privado constituído em 1967, com sede em Maputo, mas cuja actividade no País data de 1894. Tem como empresa-mãe e accionista maioritário o Stanbic Africa Holdings Limited, um banco de investimento constituído no Reino Unido que detém uma participação equivalente a 98,15% do capital social.

Por sua vez, o Stanbic Africa Holdings Limited é uma entidade integralmente detida pelo Standard Bank Group, um banco de investimento constituído na África do Sul. Os restantes 1,85% do capital da sucursal de Moçambique são detidos por accionistas minoritários.

O Standard Bank Moçambique tem por objecto social a realização de actividades de banca comercial e de investimentos, banca de retalho e a prestação de serviços afins, explica a instituição.

Noticias Relacionadas

O Standard Bank Luju Food & Lifestyle Festival fortalece a parceria criativa entre Moçambique e Eswatini

O talento criativo moçambicano voltará a ocupar o lugar...

Letshego expande presença em Inhambane com novo balcão na Maxixe

A Letshego inaugurou uma nova agência na cidade de...

Mais do que uma viatura, uma oportunidade de avançar

Comprar uma viatura raramente é apenas comprar uma viatura....

Moçambicanos esperam maior rigor na gestão dos recursos naturais, indica o último inquérito do Afrobarometer

A maioria dos Moçambicanos está insatisfeita com a forma...