Sábado, Setembro 6, 2025
spot_img

M-Pesa lança “Txova”: uma nova solução de microcrédito automático para os usuários

A Vodacom Moçambique, através da sua plataforma financeira M-Pesa, anunciou, na FACIM, o lançamento oficial do Txova, um novo serviço de microcrédito automático que vem responder a uma das maiores limitações enfrentadas pelos clientes: a falta de pequenos valores monetários para completar transacções essenciais do dia-a-dia.

O Txova surge como o “irmão mais novo” do Txuna, um produto já consolidado no mercado, que ao longo de sete anos impactou mais de 2,5 milhões de moçambicanos, provando que o acesso a soluções de crédito pode transformar  realidades e abrir oportunidades económicas. Enquanto o Txuna disponibiliza limites de crédito mais alargados, o Txova foi concebido para situações práticas e imediatas, garantindo que pagamentos de energia, água, gás, combustível, internet, serviços de voz ou até transferências no M-Pesa não falhem por falta de alguns meticais.

Na ocasião, Izdin Gafar, Director de Serviços Financeiros da Vodacom Moçambique, destacou que esta inovação traduz o espírito da Vodacom em estar cada vez mais conectada com os  moçambicanos, oferecendo ferramentas que respondem a desafios concretos.

“O Txova é instantâneo, automático e conveniente. Se antes uma transacção falhava por saldo insuficiente, agora o cliente pode completar o pagamento com este serviço, reembolsando o valor em até 30 dias. Estamos a falar de limites flexíveis que vão de 1 até 90 meticais, pensados para as necessidades reais das famílias e pequenos negócios”, explicou Gafar.

Além de apoiar os clientes individuais, o serviço representa também um benefício directo para empresas e fornecedores de serviços essenciais, como a EDM, empresas de abastecimento de água ou distribuidores de gás e combustível, que passam a ter maior garantia de continuidade de receitas mesmo em cenários de insuficiência momentânea de saldo dos clientes.

Desenvolvido em parceria com o First National Bank (FNB), que assegura a liquidez necessária, o Txova reforça o compromisso da Vodacom com a inclusão financeira e com a digitalização da economia moçambicana, pilares que têm norteado os 12 anos de história do M-Pesa no país.

Para Sérgio Gomes, Director Geral do M-Pesa, a introdução do Txova está alinhada com a visão de longo prazo da empresa:

“Estamos a criar é um ecossistema inclusivo, capaz de apoiar as famílias, os pequenos negócios e os grandes fornecedores. O Txova reforça o nosso compromisso em construir uma economia digital mais sólida e participativa, onde ninguém fica de fora.”

O lançamento do Txova reforça o posicionamento da Vodacom Moçambique como líder em serviços financeiros móveis no país e marca mais uma etapa da sua missão de empoderar economicamente milhões de cidadãos, ao mesmo tempo que apoia empresas e instituições a tornarem-se mais eficientes e sustentáveis através da digitalização.

Noticias Relacionadas

E-Mola lidera ranking de multas por violação de normas

A Movitel- Emola está na vanguarda das nove instituições...

BdM: Novas tecnologias e modernização levaram a que a inclusão atingisse quase 100%

O Banco de Moçambique afirma que a introdução de...

Lançado o prémio aurora tech 2025 para mulheres fundadoras de tecnologia ($ 85.000)

As inscrições já estão abertas para o Aurora Tech...