Tuesday, February 10, 2026
spot_img

Mãe dá à luz durante viagem da Yango com apoio do motorista

Motorista da Yango ajuda mulher a dar à luz em segurança a caminho do hospital na província Maputo

Um motorista de táxi por aplicativo, Yango, ajudou, em segurança, uma cidadã que se encontrava em trabalho de parto, dando à luz um bebé saudável, durante uma viagem à caminho do hospital, na província de Maputo.

O episódio ocorreu quando Odete Pembele começou a sentir fortes contracções em casa. Sozinha e impossibilitada de aguardar pelo marido, que se encontrava de serviço, decidiu solicitar uma viagem através da aplicativo Yango para se deslocar com urgência ao hospital.

O motorista da Yango,  Gil Chissaque respondeu prontamente ao pedido e, ao perceber-se a gravidade da situação, manteve a calma e ofereceu apoio emocional à passageira, garantindo uma condução segura num momento de grande tensão.

Assim, à medida que a viagem avançava, as contracções intensificaram-se e, de forma inesperada, a cidadã começou a entrar em trabalho de parto com o auxílio do motorista. Assim, o que era para ser uma simples viagem por táxi de aplicativo Yango transformou-se num momento de vida marcante.

De acordo com a equipa médica do Centro de Saúde de Nkobe, para onde a mãe e​ o bebé foram levados em segurança, o apoio prestado pelo motorista durante todo o trajecto, contribuiu para que o nascimento da bebé ocorresse em segurança até à chegada da parturiente e o eu bebé à unidade sanitária.

“Quando alguém pede uma viagem numa situação como está, é porque confia nos nossos serviços. A jovem mãe confiou na Yango e em mim. Foi uma experiência inesperada, mas felizmente tudo correu bem. Estou grato por ter ajudado num momento tão delicado”,  Relatou o motorista  Gil Chissaque.

Por sua vez, Odete Pembele destaca a importância do apoio recebido: “Usei o aplicativo para ir ao hospital porque estava sozinha. Quando estávamos quase a chegar, as contracções já eram muito fortes e acabei por dar à luz dentro do carro. Graças a Deus tudo correu bem.”,

A Yango Moçambique destaca esta história como um exemplo do seu compromisso com a segurança da comunidade. O episódio evidencia a importância de estarmos preparados para o inesperado e demonstra como os serviços digitais podem fazer a diferença em momentos de urgência e necessidade.

Noticias Relacionadas

Cléria Cossa e a Oportunidade que Transformou a Sua História

Havia um tempo em que Cléria Cossa era apenas...

Maputo recebe a primeira edição do The Pink Table – Brutal Fruit Spritzer

No próximo dia 27 de Setembro de 2025, Maputo...

Fundação Vodacom impacta mais de 1,5 milhão de moçambicanos

Um ano após o seu lançamento oficial, a Fundação...

Fundação Vodacom investe 90 milhões de meticais em resposta ao Ciclone Idai

A Fundação Vodacom investiu 90 milhões de meticais em...