Sexta-feira, Janeiro 17, 2025
spot_img

Mais 27 PME’s capacitadas para enfrentar desafios do mercado

Vinte e sete empresas, de diversos pontos do País, em representação de treze sectores de actividade, participaram, recentemente, na quinta edição do Icreate, um programa de fortalecimento das capacidades das Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais, promovida pelo Standard Bank, através da sua Incubadora de Negócios.

A iniciativa, que teve a duração de sete semanas, teve por objectivo preparar este segmento de empresas para escalabilidade e crescimento.

Através desta iniciativa, o Standard Bank reitera o seu compromisso em fortalecer a economia local e promover o crescimento sustentável da economia do País, cujo futuro está intrinsecamente ligado à maximização do potencial das PME, que constituem, na verdade, a espinha dorsal da economia.

Concebida, pela primeira vez, exclusivamente para os clientes do Standard Bank, o programa oferece ferramentas e recursos personalizados para aumentar a competitividade e a sustentabilidade a longo prazo, incluindo um acompanhamento ainda mais personalizado e soluções sob medida para cada negócio, capacitando as empresas para enfrentar os desafios do mercado e a alcançar os seus objectivos.

Márcia Karim, Directora da Banca Comercial e de Negócios do Standard Bank

Intervindo na cerimónia de encerramento, a directora da Banca Comercial e de Negócios do Standard Bank, Márcia Karim, explicou que o banco pretende, com a iniciativa, impulsionar o crescimento de Moçambique.

“Estamos focados em capacitar as nossas PME, porque pretendemos que elas continuem a crescer. Gostaria de enfatizar o nosso compromisso de continuarmos a contribuir para o desenvolvimento sustentável das PME e a criar um futuro próspero para Moçambique”, acrescentou.

Na ocasião, os participantes enalteceram a iniciativa do Standard Bank que, na sua opinião, representa o início de uma nova fase para os seus negócios.

É o caso de Justino Gemo, da empresa Infordata, uma firma que actua na área de tecnologia: “Temos a certeza de que, depois desta formação, vamos caminhar mais fortes e colocar os nossos negócios num patamar mais alto. Tudo o que aprendemos foi muito importante para nós, por isso prometemos tirar maior proveito para o desenvolvimento dos nossos negócios”, assegurou.

Por seu turno, Almina Monjane, da Ecotech, do sector de limpeza, fumigação e gestão de resíduos sólidos, considerou muito proveitosa a sua participação no Icreate, cujos conteúdos e ferramentas transmitidas “vão contribuir significativamente para o crescimento da nossa empresa”.

“Aprendi muita coisa que vou colocar em prática, principalmente no que diz respeito à inovação, que pensei que fosse sinónimo de criar algo novo. Aprendi, ainda, sobre como me posicionar em tempos de crise, o que fazer, como agir, etc. Em suma, são esses detalhes que fazem a diferença no nosso negócio”, afirmou.

Noticias Relacionadas

Nova liderança da APME assume posse com foco em parcerias estratégicas

Os novos órgãos sociais da Associação das Pequenas e...

Encontre aqui oportunidades de financiamento e leve sua empresa ao próximo nível

Empresas interessadas em aceder a financiamento do governo dos...

Standard Bank capacita 28 PMEs com a 5.ª Edição do Icreate

Arrancou, recentemente de modo virtual, a quinta edição do...

Criado Consórcio para expandir microfinanças digitalizadas com foco na mulher empreendedora

A Associação Moçambicana dos Operadores de Microfinanças (AMOMIF), a...