A implantação dos sistemas solares está inserida na iniciativa “Energia para Todos”, lançada pelo presidente, que busca aumentar a cobertura de ligações domiciliares, atingindo 59% até 2024.
Os três sistemas solares são a central de Mahel, localizada no distrito de Magude, província de Maputo, a central de Mawayela, no distrito de Panda, e a central de Bazaruto, em Vilankulo, Inhambane. O investimento total nessas centrais é de 240 milhões de meticais.
Além disso, o governo tem planos de implantar a central solar de Pafúri, no distrito de Chicualacuala, em Gaza. Manuela Rebelo, presidente do Conselho de Administração do Fundo Nacional de Energia (FUNAE), ressaltou que, com a inauguração da central de Mahel, todos os postos administrativos da província de Maputo terão iluminação.
Actualmente, o FUNAE já possui mais de 70 sistemas fotovoltaicos em todo o país, beneficiando 580 escolas, mais de 560 unidades sanitárias, 74 edifícios de postos administrativos e diversos empreendimentos econômicos que impulsionam a economia local.