A macadâmia é produzida numa área de 1.500 hectares. Na mesma área também e produzida fruta, como abacate e litchi. O representante da empresa Macs In Moz, Marcos Agnese, revelou que a macadâmia é exportada seca e em casca para europeu, China e Vietname.
Agnese falava, há dias, durante a visita que o secretário de Estado na província de Manica, Dick Kassotche, efectuou àquela empresa. A visita Kassotche esteve inserida no âmbito da governação aberta, participativa e inclusiva ao distrito de Sussundenga.
Agnese explicou que a exportação da macadâmia é feita entre os meses de Março até Junho de cada ano, e o mercado está garantido.
“O produto é transportado para a África do Sul que, depois, leva até a Ásia e a Europa. A cada ano, a nossa produção aumenta e isso alegra-nos bastante, como investidores e produtores. Estamos a aumentar as áreas de produção em função da procura deste produto no mercado internacional”, disse.
Neste momento, a Macs In Moz tem um total de 850 trabalhadores, na sua maioria moçambicanos em regime permanente. Na época de colheita, o número incrementa para perto de 1.100 trabalhadores, com a contratação de mão-de-obra sazonal.