Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Manica: Fenómeno El Niño causa destruição de 18 mil hectares de culturas

O distrito de Guro, localizado na província de Manica, enfrenta uma crise agrícola devido ao fenómeno El Niño, que já destruiu cerca de 18 mil hectares de culturas na presente campanha agrária 2023/24. A situação foi revelada pela Agência de Informação de Moçambique, alertando para as consequências sob ponto da segurança alimentar.

Segundo informações, aproximadamente 75 mil famílias, correspondentes a 375 mil pessoas, correm o risco de enfrentar escassez de alimentos nos próximos meses em Guro. O director provincial da Agricultura e Pescas, Ernesto Lopes, explicou que a produção de cereais, hortícolas e leguminosas está seriamente comprometida na região. A falta de água nos campos agrícolas tem sido um dos principais desafios, afectando especialmente os postos administrativos de Nhamassonge, Mandei e Mungari.

Ernesto Lopes destacou a gravidade da situação, considerando o distrito de Guro como semi-árido e descrevendo o cenário como desolador. As autoridades estão a tomar medidas urgentes, incluindo a sensibilização dos produtores para produzirem nas margens dos rios, utilizando sementes certificadas e de ciclo curto. O foco é lançar sementes para a segunda época e aproveitar as zonas baixas dos rios, com o objectivo de produzir hortícolas alternativas e resistentes à seca.

O El Niño também impactou negativamente os distritos de Tambara, Machaze, Macate, Gôndola e Macossa, onde os produtores enfrentaram perdas significativas nas suas culturas.

Para a presente safra agrícola, o distrito de Guro tinha como previsão produzir 92 mil toneladas de culturas diversas, numa área de 50 mil hectares. Na província de Manica, em geral, estiveram envolvidos na campanha agrária cerca de 72 mil produtores, com um plano de produção de 4,4 milhões de toneladas de culturas diversas, com maior destaque para os cereais.

A situação é preocupante e exige uma resposta urgente e coordenada para mitigar os impactos devastadores que o El Niño está a causar na produção agrícola em Manica.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...

Gaza atrai investimento para produção de arroz

A entrada de novos investidores está a reanimar a...

Agência do Zambeze investe 7,9 milhões de dólares em inovação agrária

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ)...

Ministro da Indústria e Comércio destaca importância da linha de crédito para a comercialização agrícola

O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, destacou...