Quinta-feira, Abril 17, 2025
spot_img

Maputo acolhe RENMOZ 2025 e reforça papel na transição energética

A cidade de Maputo será palco da maior conferência dedicada ao sector das energias renováveis em Moçambique, a Conferência de Negócios das Renováveis – RENMOZ 2025, que decorre nos dias 23 e 24 de Abril de 2025. O evento terá como tema central “A Transição Energética de Moçambique” e visa reforçar o compromisso do país com um futuro mais sustentável, baseado em fontes limpas de energia.

Organizada pela Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) e pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), a conferência conta com o apoio do GET.Invest Moçambique – financiado pela União Europeia e Alemanha, do áfrica Energy Challenge Fund (AECF) e da Embaixada da Suécia.

Durante dois dias, líderes empresariais, representantes do governo, especialistas e investidores internacionais irão discutir soluções concretas para acelerar a transição energética, promover o investimento sustentável e garantir o acesso universal à energia moderna.

Um dos momentos mais aguardados será o lançamento oficial da Estratégia de Transição Energética de Moçambique, documento que vai definir os compromissos climáticos do país, apontar soluções para mitigar as alterações climáticas e propor mecanismos de financiamento inovadores para o sector.

Para Ricardo Pereira, presidente da AMER, “a RENMOZ 2025 é um fórum estratégico para transformar os compromissos climáticos de Moçambique em acções concretas, promovendo a colaboração entre os sectores público, privado e parceiros internacionais”.

Já a presidente da ALER, Mayra Pereira, sublinhou que o evento vai além de um simples encontro anual, afirmando Moçambique como “pólo regional das energias renováveis” e promovendo pontes estratégicas entre desafios locais e oportunidades globais.

A conferência irá ainda acolher a apresentação da 4.ª edição do relatório “Resumo: Renováveis em Moçambique 2024”, que traz uma análise detalhada do estado do mercado nacional, tendências e novas oportunidades no sector.

O RENMOZ 2025 será também uma plataforma vibrante para o networking, com sessões dedicadas à criação de parcerias, atracção de investimentos e geração de novas oportunidades de negócio, consolidando Moçambique como um dos actores centrais da transição energética em África.

Noticias Relacionadas

Banco Mundial reforça apoio ao sector da energia e anuncia novos compromissos em reunião com o Ministro

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estêvão Pale,...

Governo acelera electrificação e alcança 60% de cobertura nacional

A Electricidade de Moçambique (EDM) investiu cerca de 3,1...

Moçambique consolida a sua posição no mercado regional de energia

Os Governos de Moçambique e da Zâmbia, representados pelo...