A Assembleia-geral das Linhas Aéreas de Moçambique, reunida em sessão extraordinária, indicou Marcelino Gildo Alberto ao cargo de Presidente do Conselho de Administração da empresa.
Marcelino Gildo Alberto ocupa o lugar de Américo Muchanga, agora ministro das Comunicações e Transformação Digital.
A indicação de Marcelino Gildo Alberto para PCA das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) foi considerada positiva por fontes do sector ouvidas por “Profile”. Marcelino Gildo Alberto iniciou a sua carreira na empresa Electricidade de Moçambique (EDM) em 1993, onde desempenhou diversas funções, incluindo Chefe de Departamento, Gestor de Projectos, Director de Projectos, Membro do Conselho de Administração e Assessor do PCA.
Em 17 de Junho de 2020, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa, durante quatro anos, posição que foi substituído em Julho do ano passado. Para o seu lugar foi nomeado Joaquim Henriques Ou-chim.
Marcelino Gildo Alberto, um quadro que cresceu na EDM, chega à LAM, numa altura em que a companhia aérea está a operar numa situação de vulnerabilidade extrema, com grandes dificuldades de cumprir com as suas obrigações financeiras e operacionais.
Visão e Liderança é o vector de reputação mais marcante da liderança do Eng.º Marcelino Gildo Alberto, justificada pelas relações comerciais com outras entidades como a RNT, ZESCO e HCB.
A multinacional CARMA, especialista em Media Intelligence, publicou um estudo sobre os quadros executivos mais mediáticos de Moçambique, em 2023, denominado “CEO Media Report Moçambique 2023”.
O relatório da CARMA concluiu que o Eng.º Marcelino Gildo Alberto, na altura Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), em 2022 ocupava a primeira posição no ranking em termos de volume de artigos publicados nos meios de comunicação social, transitou, em 2023, para a segunda posição como o CEO com maior visibilidade no País.