google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Julho 1, 2025
spot_img

Max Tonela diz que Produção de ouro pode crescer em Moçambique

Ernesto Max Tonela, ministro dos Recursos Minerais e Energia, diz que a produção do ouro pode crescer, em Moçambique.

A perspectiva é justificada pela entrada em funcionamento de duas novas unidades de extracção do minério nas províncias de Manica e Zambézia.

O dirigente diz que o governo pretende tornar os recursos minerais num dos principais contribuintes para a industrialização e desenvolvimento económico do país.

Para Max Tonela, urge promover mais investimentos e assegurar maior participação do sector privado na exploração mineira.

“No primeiro semestre deste ano registamos um incremento na ordem de 27 % e até a perspectiva de crescimento que nós esperamos para o ano 2021. Continuamos a trabalhar para trazer mais investimento nacional estrangeiro para um melhor aproveitamento dos recursos de que o país dispõe”, disse.

Max Tonela lamenta a existência de contrabando no sector de mineração e diz que medidas estão a ser implementadas de modo a travar o fenómeno.

Noticias Relacionadas

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

MRM investe 61 milhões de euros para triplicar capacidade de processamento de rubis

A Montepuez Ruby Mining (MRM), maior produtora de rubis...

Três países lusófonos na nova lista de restrições dos EUA

A Administração de Donald Trump lançou uma nova lista...

Preços de bens e serviços aumentaram 4% em Maio passado

Tomando como referência os dados recolhidos em Maio findo,...