Sexta-feira, Fevereiro 21, 2025
spot_img

Mineradora Altona anuncia novas operações em Moatize

A empresa refere que a perfuração se concentrará inicialmente na perfuração, preenchimento e mergulho no alvo quatro, que é um dos dois corpos de minério incluídos na estimativa inicial de recursos minerais.

Altona também está a ponderar realizar perfurações de exploração no alvo três, que descobriu em 2021, mas ainda não foi explorado. A empresa acredita que os resultados podem aumentar a base de recursos do projecto para minério de alta qualidade.

“Temos um segundo semestre de 2023 muito movimentado pela frente, com vários objectivos a alcançar, a estimativa de recursos minerais e o estudo de escopo são nosso foco imediato”, disse o chefe-executivo da mineradora,  Cedric Simonet.

“Atenção considerável será dada à metalurgia do Monte Muambe, um parámetro-chave para projectos que envolvem carbonatito”, observou ele.

As acções da Altona subiram 14 por cento com a notícia e foram negociadas em Londres, capital inglesa, deixando a empresa com uma capitalização de mercado de  5,2 milhões de dólares.

A empresa com foco na África pretende iniciar a produção até 2027 e vai entregar a sua produção directamente para o Reino Unido e a União Europeia.

O objectivo é ajudar os países a se diversificarem o mercado, além da China, que é o maior produtor do mercado de elementos raros usados ​​em tudo, desde electrónicos de consumo até equipamentos militares.

No ano passado, o país asiático representava cerca de 90 por cento da fundição e cerca de 70 por cento da produção de terras raras, mostram dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos da América (EUA).

Noticias Relacionadas

Moçambique produziu 1,62 toneladas de ouro em 2024, superando expectativas

Moçambique registou uma produção de ouro de 1,62 toneladas...

Desabamento do garimpo ilegal em Barué Resulta em tragédia

Pelo menos três garimpeiros morreram e dois ficaram feridos...

Zumbo vai ter a terceira maior bacia carbonífera de Tete

Distrito de Zumbo pode tornar-se, este ano, a terceira...

Mineradora ERG pondera vender seus activos em Moçambique

O Director Executivo do Eurasian Resources Group (ERG) revelou,...