Terça-feira, Maio 7, 2024
spot_img

Mineradora Altona anuncia novas operações em Moatize

A empresa refere que a perfuração se concentrará inicialmente na perfuração, preenchimento e mergulho no alvo quatro, que é um dos dois corpos de minério incluídos na estimativa inicial de recursos minerais.

Altona também está a ponderar realizar perfurações de exploração no alvo três, que descobriu em 2021, mas ainda não foi explorado. A empresa acredita que os resultados podem aumentar a base de recursos do projecto para minério de alta qualidade.

“Temos um segundo semestre de 2023 muito movimentado pela frente, com vários objectivos a alcançar, a estimativa de recursos minerais e o estudo de escopo são nosso foco imediato”, disse o chefe-executivo da mineradora,  Cedric Simonet.

“Atenção considerável será dada à metalurgia do Monte Muambe, um parámetro-chave para projectos que envolvem carbonatito”, observou ele.

As acções da Altona subiram 14 por cento com a notícia e foram negociadas em Londres, capital inglesa, deixando a empresa com uma capitalização de mercado de  5,2 milhões de dólares.

A empresa com foco na África pretende iniciar a produção até 2027 e vai entregar a sua produção directamente para o Reino Unido e a União Europeia.

O objectivo é ajudar os países a se diversificarem o mercado, além da China, que é o maior produtor do mercado de elementos raros usados ​​em tudo, desde electrónicos de consumo até equipamentos militares.

No ano passado, o país asiático representava cerca de 90 por cento da fundição e cerca de 70 por cento da produção de terras raras, mostram dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos da América (EUA).

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Vulcan Minerals pretende explorar cerca de 52 milhões de toneladas de carvão por ano 

A Vulcan Minerals, uma mineradora que actualmente explora carvão...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Ding Sheng Minerals, SA, aposta na contratação de jovens de Gaza

A empresa chinesa Ding Sheng Minerals, SA, que explora...