Sunday, October 12, 2025
spot_img

Moamba atrai novo investimento industrial internacional

O distrito da Moamba, na província de Maputo, prepara-se para acolher mais uma unidade industrial de dimensão internacional, desta feita dedicada ao fabrico de tintas. O investimento é da responsabilidade da empresa Safira Mozambique Cerâmica, Lda., projecto industrial detido por investidores de origem chinesa.

A futura unidade fabril será instalada junto à já existente fábrica de tijoleiras, também pertencente à Safira Mozambique, consolidando assim a presença do grupo na zona e reforçando o contributo do distrito para a industrialização da província.

Segundo informações divulgadas pela Rádio Moçambique, o empreendimento vai criar novos postos de trabalho, maioritariamente direccionados à juventude local, além de impulsionar o crescimento das receitas fiscais arrecadadas pelo Estado, através da actividade industrial desenvolvida na província.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (16), durante a cerimónia de apresentação pública do novo administrador distrital da Moamba, Carlos Mussanhane, que sucede Teresa Mauaie.

Na ocasião, o governador da província de Maputo, Manuel Tule, apelou ao recém-empossado dirigente para trabalhar na captação e implementação de mais projectos estruturantes, sobretudo no sector da agricultura, com o objectivo de reforçar o estatuto da Moamba como o principal celeiro agrícola da província.

A instalação desta nova unidade industrial insere-se na estratégia de diversificação económica do distrito, combinando o sector agrícola e industrial como motores de desenvolvimento local e geração de emprego.

Noticias Relacionadas

Krypton Chemicals apresenta solução inovadora para prolongar vida útil de infra-estruturas no país

A Krypton Chemicals, multinacional presente em 75 países, estreia-se...

UNIDO E AIMO assinam memorando para promover industrialização sustentável em Moçambique

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial...

Mozal premiada como o Maior Exportador para a UE durante a abertura de Facim 2025

A Empresa de fundição de alumínio, Mozal, foi, na...

PCA da Mozal optimista no desfecho positivo das negociações com o Governo

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Mozal,...