Saturday, January 10, 2026
spot_img

Moatize se prepara para receber a primeira fábrica de ferro do país

O distrito de Moatize, na província de Tete, será o local da primeira fábrica de ferro produzido a partir do carvão coque em Moçambique. O anúncio foi feito no Domingo, 20 de Outubro, pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, durante uma visita de trabalho ao Maláui.

Embora não tenha revelado a origem dos capitais, Moreno destacou que a fábrica será instalada em uma área rica em matéria-prima, viabilizando o projecto. Essa iniciativa está alinhada com o programa presidencial “Industrializar Moçambique”, lançado pelo presidente Filipe Nyusi em 6 de Agosto de 2021.

“É transformando localmente o carvão mineral de Moatize que podemos estimular a produção e reduzir a exportação em bruto, garantindo maior comercialização, além da geração de emprego e renda”, explicou Moreno, conforme citado pela Rádio Moçambique.

O ministro também mencionou que diversos outros projectos estão em andamento para promover o desenvolvimento do país, reiterando a abertura para mais investimentos estrangeiros em diferentes sectores.

A construção da fábrica de ferro em Moatize representa um passo significativo para a industrialização de Moçambique, promovendo a utilização de recursos locais e contribuindo para a economia da região.

Noticias Relacionadas

Top 10 riscos e oportunidades de negócio para a mineração e metais em 2026

O relatório do ano passado evidenciou uma mudança no...

Kenmare quer aumentar compra de serviços nacionais

A mineradora irlandesa, Kenmare Resources, queixa-se da fraca participação...

VII Feira Anual de Gemas decorre em Nampula com foco na luta contra a mineração ilegal

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), através...

Arrancam estudos geotécnicos e geofísicos do projecto Mphanda Nkuwa

Arrancam ainda este mês os estudos geotécnicos e geofísicos...