O moçambicano João Filipe Papel foi eleito vice-presidente do Comité Técnico Mundial de Avaliação Científica do Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos (IEEE) na categoria de Sistemas de consumo para cuidados de saúde e bem-estar (CSH, sigla inglesa).
Trata-se duma distinção que torna João Papel no primeiro pesquisador moçambicano e africano a integrar a liderança deste organismo mundial, entre os 15 comités técnicos de avaliação científica actualmente existentes na IEEE CTSoc e os mais de 40 membros eleitos para o presente mandato.
No ano passado, o moçambicano João Filipe Papel tornou-se, pela primeira vez, no primeiro pesquisador africano a integrar o Comité Técnico Mundial de Avaliação Científica do Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos (IEEE).
O CSH TC é um grupo de engenheiros, profissionais, tecnólogos, cientistas e investigadores da indústria e da academia de todo o mundo.
O Comité Técnico Mundial de Sistemas de Consumo para Cuidados de Saúde e Bem-Estar (CSH TC) do IEEE CTSoc tem como missão implementar e apoiar as novas iniciativas tecnológicas bem como reforçar a troca de informações na área dos sistemas de consumo para saúde e bem-estar.
A IEEE, ou Institute of Electrical and Electronics Engineers, é reconhecida como a maior organização técnico-científica do mundo, fundada em 1963 nos Estados Unidos.

Doutorado em Engenharia de Ciências Tecnológicas pela Universidade de Tokai, no Japão, João Papel foi bolsista da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) entre 2020-2024 no âmbito do programa denominado “Programa Líder Global dos ODS para os países da África Subsaariana”.
Com esta conquista, Moçambique tornou-se o primeiro e único país africano com representação na liderança do comité técnico de avaliação científica do IEEE.