Thursday, March 19, 2026
spot_img

250 milhões de dólares serão investidos para melhoria da rede eléctrica no País

O governo moçambicano aprovou recentemente um acordo de financiamento assinado em agosto com o banco indiano Exim Bank, que vai emprestar 250 milhões de dólares para a melhoria da rede elétrica no país.

O financiamento, cujo memorando foi assinado a 3 de agosto, visa melhorar a qualidade de energia elétrica nas cidades de Maputo e da Matola, disse o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suazi, falando após uma sessão do órgão em Maputo.

O projecto pretende que 400 mil famílias entrem na rede elétrica pública anualmente, visando acelerar o objectivo de acesso universal à energia eléctrica até 2030. Segundo dados oficiais, o governo, precisa de 167 milhões de dólares para electrificar todas as sedes administrativas nas zonas rurais.

Das 135 sedes administrativas que ainda não têm energia no país, 94 vão ser ligadas à “rede elétrica nacional”, mas há outros 41 postos que serão alimentados por centrais solares autónomas por se localizarem longe da rede de energia do país.

Noticias Relacionadas

Technip Energies ganha contrato relevante para segundo FLNG em Moçambique

Projecto replica modelo do Coral Sul com maior capacidade...

Moçambique adia a conclusão da central eléctrica a gás para 2027 devido ao aumento dos custos

Moçambique adiou para 2027 a conclusão da Central Térmica...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...