Sábado, Julho 27, 2024
spot_img

Moçambique atinge 67% da meta de electrificação

Moçambique está a realizar grandes avanços em seu objectivo de fornecer electricidade para toda a nação. Com 67% da meta de electrificação já alcançada, o país está no caminho certo para atingir 100% de acesso à energia até 2030. Essa conquista foi destacada pela directora nacional de Energia do Ministério de Recursos Minerais e Energia, Marcelina Mataveia, durante a recente Conferência e Exposição de Energia e Mineração de Moçambique, em Maputo.

Entre 2018 e 2023, a taxa de acesso à electricidade estava em 54%, com um aumento notável no uso de fontes de energia fora da rede nacional. Marcelina Mataveia ressaltou que o governo está focado em políticas que incentivam o investimento em outras fontes de energia, especialmente as renováveis, destacando a importância de capitalizar essas alternativas diante do cenário global de transição para fontes mais limpas.

Antes do projecto “Energia Para Todos”, o governo fazia em média 150 mil novas ligações por ano, número que dobrou para 300 mil após a implementação do projecto. Isso resultou em uma taxa de acesso de 54,7%, com 7,1% das conexões sendo fora da rede, demonstrando um crescimento significativo na contribuição das energias renováveis.

Além disso, a aprovação de reformas legislativas, como o regulamento de Acesso à Energia nas Zonas Fora da Rede, está promovendo o desenvolvimento de infra-estruturas eléctricas e favorecendo o investimento no sector. Arcádia Nhatumbo, da Divisão de Electrificação do Fundo de Energia de Moçambique, destacou o papel crucial do sector privado na iluminação dos postos administrativos e revelou que está sendo elaborado um mecanismo para aumentar a participação do sector privado nesse processo.

Com esses avanços e esforços contínuos, Moçambique está pavimentando o caminho para um futuro mais iluminado e acessível para todos os seus cidadãos. A expansão da electrificação não apenas melhora a qualidade de vida das pessoas, mas também impulsiona o desenvolvimento económico e social do país.

Entrevistas Relacionadas

Novo projecto solar de 100 MW em Manica recebe financiamento de 2,5 milhões de dólares do BAD

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai financiar a...

EDM acelera obras da linha de alta tensão Moçambique-Maláui

Cláudio Dambe, director de Electrificação e Projectos na Electricidade...

Metas de electrificação rural em risco devido ao terrorismo em Cabo Delgado

O terrorismo que tem assolado algumas zonas dos distritos...

ENGIE Energy Access celebra cinco anos de operações em Moçambique

Na passada sexta-feira (19), a ENGIE Energy Access celebrou...