Domingo, Dezembro 22, 2024
spot_img

Moçambique busca alto rendimento do algodão

Como forma de levar os produtores a alcançar uma produção de alto rendimento, o Instituto de Investigação Agrária em Moçambique (IIAM), na província da Zambézia, tem apostado na produção das antigas variedades do algodão.

Nos últimos dias, tem vindo a desenvolver um programa avançado (convencional e não-convencional), para a melhoria genética do algodão tolerante à mancha angular e outras doenças, alta produtividade e boas qualidades de fibra, o IIAM tem metas a atingir num horizonte a longo prazo.

O IIAM, precisa de angariar fundos para a pesquisa e produção de sementes básicas e pré-básicas, libertação e registo de cultivares melhorados, pelo programa de melhoramento de algodão tolerante a doenças, pragas e outros factores abióticos, como a seca, com alto rendimento e boa qualidade.

Segundo o investigador da IIAM, Leonel Moiana, “as variedades antigas, já se revelaram invariáveis, pois estão longe dos padrões de alto rendimento que se pretende com esta cultura”.

Esta cultura é praticada por 223.580 produtores na zona Centro e Norte do país, dos sectores familiares e empresariais, factor mais que suficiente para se avançar na busca de novas formas de tornar a actividade mais rentável através da pesquisa.

“Grande parte das variedades em Moçambique é importada de outros países, com um clima diferente. Parte delas, senão todas, não tiveram antes um estudo de viabilidade em relação à compatibilidade com os solos moçambicanos.

Até então, foram estudadas antigas variedades em solos de Namialo, Balama, Montepuez, Morrumbala e Namapa, distritos com extensas áreas dedicadas à cultura do algodão.

Fonte da imagem

Noticias Relacionadas

Exportações de açúcar do Eswatini ameaçadas devido à instabilidade em Moçambique

A turbulência política e os protestos pós-eleitorais em Moçambique...

Aprovada a moeda comemorativa do 45.º aniversário do Metical

O Governo aprovou, esta terça-feira (10), o Decreto que...

CIP questiona estimativa da receita diária na fronteira de Ressano Garcia e aponta discrepâncias fiscais

Uma análise feita pelo Centro de Integridade Pública (CIP)...

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...